Redatora especialista em família e bem-estar, com colaboração para as editorias de beleza e alimentação.
As micoses causadas por fungos na pele podem ser desafiadoras, especialmente pelas lesões na derme e pelo desconforto causado por elas.
De acordo com Laís Leonor, dermatologista da clínica Dr. André Braz (RJ), as micoses são infecções que atingem a pele, os cabelos e as unhas, e são causados principalmente por fungos que se propagam em condições ideais de calor e umidade.
Contudo, esses machucados e descamações podem ser facilmente cuidados com o tratamento adequado. Confira a seguir quais os tipos de fungos na pele e como tratá-los.
Quais os tipos de fungos na pele?
Segundo Bomi Hong, médica dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), uma infecção causada por fungos pode acometer qualquer área da pele. Os tipos mais comuns de micose (ou tinha, termo médico para infecção por fungo na pele) são:
- tinha pedis (no pé)
- onicomicose (nas unhas)
- tinha capitis (couro cabeludo, principalmente em crianças)
- tinha cruris (inguinal)
- pitiríase versicolor, famoso pano branco (muito comum após a praia e geralmente desenvolvida no tronco)
Como tratar fungos na pele?
O tratamento de fungos na pele consiste no uso de medicamentos antifúngicos tópicos ou orais. Micoses do couro cabeludo, da unha e casos extensos normalmente necessitam de tratamento via oral.
Bomi Hong explica que, durante o tratamento, é de suma importância o uso correto dos medicamentos, tanto tópico quanto os via oral de acordo com orientação dermatológica.
"No caso de prescrição oral, pode acompanhar com exames de sangue quando necessário."
Nos casos de micose nas unhas, a dermatologista explica que é necessário ter paciência, pois o tratamento pode durar meses.
Pomadas para fungos
Usar cremes antifúngicos, geralmente da classe dos:
- imidazólicos (ex: cetoconazol)
- triazólicos (ex: voriconazol)
- alilaminas (ex. terbinafina)
Outros remédios podem ser prescritos no tratamento. "São basicamente os mesmos medicamentos tópicos, mas via oral (em comprimidos)", explica Bomi Hong.
Como o tratamento dos fungos pode variar de acordo com a pele e o tipo de micose, é importante realizar uma consulta dermatológica para receber a indicação dos medicamentos corretos.
Remédios caseiros para fungos na pele
Quando se fala em remédios caseiros para micose, não há respaldo científico que comprove a efetividade desses métodos. Portanto, é sempre importante buscar ajuda dermatológica para o diagnóstico e o tratamento corretos.
Como evitar fungos na pele?
Alguns hábitos e cuidados - especialmente de higiene - podem ajudar tanto no combate dos fungos quanto no tratamento da pele, já que os fungos se proliferam com mais facilidade em ambientes quentes e úmidos. Dentre os cuidados estão:
- Sempre secar bem o corpo, principalmente área de dobras (secar bem entre os dedos dos pés, virilha e embaixo dos seios)
- Evitar andar descalço em áreas com muito movimento de pessoas
- Não compartilhar toalhas, utensílios usados na manicure, chapéus e escovas de cabelo
- Evitar usar roupas molhadas e úmidas por tempo prolongado
- Para micose dos pés: não repetir o calçado do dia anterior, preferir meia de algodão para absorver a umidade e levar mais uma meia para trocar no meio do dia.
Veja mais sobre fungos na pele
Remédio caseiro para micose: entenda o que funciona
Frieira, candidíase e mais: saiba como prevenir e tratar micoses de pele
Micose não ataca só verão: veja como tratar e aliviar sintomas da doença