Professora de yoga com formação em Vinyasa Flow, Hatha Yoga e Yoga para gestantes. Criadora do canal Pri Leite Yoga no YouTube.
iAcordar não precisa ser algo que fazemos de má vontade depois de apertar o botão de soneca do alarme dez vezes. Eu sei que após uma boa noite de sono a última coisa que queremos é sair debaixo das cobertas, mas saiba que acordar pode ser algo que você deseje realmente fazer. Nesse caso, a Yoga é uma boa alternativa! Com poucos minutos de prática, ainda na cama, é possível melhorar o humor e preparar o corpo para o que vier pela frente.
Além de mandar o sono embora e promover mais energia para o corpo enquanto mantém a nossa mente calma e centrada, a prática do Yoga promove outros diversos benefícios para o corpo, mente e coração. Começar o dia se movimentando com atenção plena no aqui e no agora, antes que sua mente seja bombardeada pela agenda do dia, pode promover grandes mudanças.
Sendo assim, te desafio a começar o seu dia de maneira um pouco diferente: com uma série de posturas de Yoga para despertar o corpo e a mente. Depois de fazer isso, sua sequência de Yoga matinal será tão importante quanto qualquer outro compromisso.
Vale a pena acordar por isso. Vamos lá!
1. Torção deitada
Essa postura é excelente para as costas e também para a digestão, que está intimamente ligada ao sistema imunológico. Além disso, ela ajuda a massagear os órgãos internos e precisa ser iniciada pelo lado direito, que é a direção do intestino.
Como fazer? Deite-se sobre o tapete e traga os joelhos em direção ao peito, abraçando-os e balançando-os de um lado para o outro. Depois, respire e leve os dois joelhos para a direita na sua exalação, abrindo os braços. Fique nessa postura por até um minuto. Estique uma das pernas se preferir e depois faça para o outro lado.
2. Postura do gato e da vaca
A postura do gato e da vaca alonga as costas, o tronco e o pescoço. Pense nela como uma massagem suave para a coluna - exatamente a postura de Yoga que você precisa pela manhã - principalmente se você não dormiu direito durante a noite.
Como fazer? Comece em uma postura de quatro apoios, com os seus ombros sobre os pulsos e os quadris sobre os joelhos. Inspire lentamente e, ao expirar, arredonde a coluna e abaixe a cabeça em direção ao chão (essa é a postura do "gato"). Inspire novamente, levando a cabeça, o peito e o cóccix em direção ao teto enquanto arqueia as costas para a postura da "vaca". Faça o alongamento de um a três minutos.
3. Postura da criança
A postura da criança tira a pressão da parte inferior das costas, alongando e alinhando a coluna, o que a descomprime e proporciona um bom alongamento. Essa postura é recomendada para todos, pois além de promover relaxamento também ajuda a estimular o sistema nervoso e parassimpático.
Como fazer? Ajoelhe-se no tapete com os joelhos afastados na largura do quadril e os pés juntos atrás de você. Respire fundo e, ao expirar, leve a parte superior do corpo em direção ao chão. Leve os braços para a frente, alongando o pescoço e a coluna. Então, descanse a testa no chão e relaxe, inspirando e expirando, prestando atenção a sua respiração. Fique nessa postura de um a três minutos.
4. Cachorro voltado para baixo
Às vezes podemos sentir um pouquinho de dor na parte inferior das costas porque a parte de trás das pernas está meio tensa. Essa postura é excelente para alongar os isquiotibiais e as panturrilhas (músculos das pernas). Se você for uma pessoa muito tensa, pode dobrar os joelhos um pouquinho para tornar o alongamento mais confortável.
Como fazer? Apoie as mãos e os pés no tapete, mantendo os dedos dos pés firmes e os calcanhares sem tocar o chão. Eleve os quadris para o alto, com os glúteos voltados para o céu, e deixe a cabeça solta para que o pescoço se alongue, direcionando seu olhar para as pernas ou para o umbigo. Com os pulsos paralelos, pressione o chão com as mãos. Nesta posição, respire profundamente três vezes ou, se preferir, mantenha por um minuto.