Redatora especialista na elaboração de conteúdo sobre saúde, beleza e bem-estar.
Quando se descobre a gravidez, os pais já começam a pensar em todas as compras que precisam fazer para a chegada do novo membro da família, afinal, todos querem estar preparados para ter em mãos tudo que for preciso - e, às vezes, até mais um pouco.
Mas por onde começar? Dentre tantas opções e produtos, quais devem ser priorizados? Para ajudar a organizar o enxoval perfeito, separamos algumas dicas para que você não se esqueça de nada e leve em conta apenas o que realmente for necessário nesse momento.
Como montar o enxoval do bebê?
Foi se o tempo que muitos pais optavam por fazer o enxoval nos Estados Unidos. Hoje, com tamanha variedade de empresas nacionais com produtos de altíssima qualidade e preços bem parecidos com a conversão do dólar no exterior, vale a pena organizar as compras em solo brasileiro. Sendo assim, vamos às dicas!
A primeira é sempre lembrar que cada família é única e que, às vezes, o que funciona para uma pode não funcionar para a sua. É importante ter isso em mente na hora da pesquisa pré-compra. Lembre-se de buscar dicas e opiniões de pessoas que tenham um estilo de vida parecido com o seu, sigam os mesmos princípios e tenham os mesmos objetivos. Se você comprar tudo que todas as mães e pais por aí indicam, fatalmente vai acabar com milhares de produtos que não têm utilidade no seu dia a dia.
O segundo conselho é pesquisar! Escutar experiências e vivências de outras mães e profissionais da área nunca é demais. Pergunte para pessoas próximas o que elas mais usaram no início da maternidade e questione o seu pediatra sobre produtos para os primeiros meses com o bebê, principalmente quando o assunto for pomadas, lencinhos e produtos de higiene.
A última dica é separar a lista de compras em categorias, por exemplo: roupas, higiene, alimentação, deslocamento, etc. Você pode criar quantas categorias quiser e organizá-las como sentir necessidade, o importante é que faça sentido para você e te ajude a não esquecer de nenhum produto que possa ser importante.
Incluir nessa lista produtos para a mãe também é fundamental. A nova mamãe também merece atenção e pode precisar de itens como sutiãs de amamentação, hidratantes para o bico dos seios, absorventes para o seio, bomba de tirar leite e até mesmo roupas especiais para gestantes.