Médico cirurgião plástico formado pela conceituada escola da UFRJ, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plást...
iO inverno chegou, e muitas pessoas pensam logo em fazer aquela cirurgia plástica tão esperada. A época é propícia para uma intervenção cirúrgica, porém existem mitos e verdades sobre a ideia de fazer uma cirurgia plástica ou tratamento estético, durante os meses de junho a agosto.
Verdades que estimulam a fazer uma plástica no inverno
Os procedimentos cirúrgicos deixam, inevitavelmente, cicatrizes e inchaços no local modificado. E ninguém pode negar: o calor, comum nos dias de verão, atrapalha mais que ajuda na recuperação no pós cirúrgico. Isso porque a cirurgia plástica não combina com exposição solar durante a recuperação e nem nos meses subsequentes. Além disso, o calor compromete a evolução do pós-operatório, pois potencializa o inchaço, sobretudo caso o paciente tenha tendência a retenção de líquidos.
Já no inverno, os inchaços diminuem com mais facilidade porque o período do frio leva a uma vasoconstrição periférica, que é uma contração dos vasos sanguíneos.
O inverno ainda é um facilitador no uso de cinta elástica ou sutiã cirúrgico no pós operatório da lipoaspiração ou da abdominoplastia e da mamoplastia, respectivamente. É bem mais confortável utilizar esses produtos terapêuticos durante um clima mais ameno, de baixa temperatura. Além disso, o fato de o corpo produzir menos suor é bem-vindo, pois a higiene do produto é mantida durante o uso na pele, seja ao redor da região abdominal ou nos seios.
Com isso, é fato que a recuperação durante a estação do frio tende a ser melhor que no verão. Mas cuidar bem da cicatriz e seguir todas as recomendações médicas são atitudes que continuam sendo primordiais para uma melhor cicatrização e ainda evitar manchas no local.
Mitos sobre a plástica no inverno
Julho é o mês das férias escolares, e ficar com os filhos em casa exige mais organização para poder desfrutar do melhor pós-operatório, quando o repouso absoluto é necessário. Portanto, não é para todos que fazer uma cirurgia plástica no inverno é o melhor caminho. O que vai determinar a melhor época é como estará a sua vida durante o tempo de recuperação.
No inverno não há problemas com suor, mas o período também pede atenção especial voltada para a pele, pois a queda na temperatura e a baixa umidade do ar afetam a cútis, causando ressecamento. E a hidratação da pele no pós operatório é essencial, em consonância com uma alimentação saudável e equilibrada.
Outro mito é afirmar que o resultado da cirurgia plástica durante o inverno é melhor. E não existem técnicas da cirurgia plástica que devem ser realizadas somente no inverno, bem como os resultados não são mais satisfatórios. O que vai determinar o melhor resultado é a habilidade médica para aplicar a técnica cirúrgica mais adequada, acompanhado de um pós-operatório satisfatório, bem orientado e seguido rigorosamente. O paciente deve estar com boa condição de saúde, averiguado nos exames pré-operatórios e ter disponibilidade para realizar o procedimento e se cuidar depois. E todo esse contexto não está vinculado ao verão ou inverno.
É válido ressaltar que pode ser mais difícil encontrar horário disponível nas clínicas durante o inverno, pois a agenda do cirurgião plástico costuma ficar mais cheia nessa época do ano. Porém, não se deve cobrar um valor maior pelo procedimento cirúrgico de acordo com a estação do ano.