Redatora focada na produção de conteúdos sobre alimentação, beleza e família.
Você já ouviu dizer que maquiagem deteriora a pele e causa espinhas? Se você não abre mão de uma boa make, pode se despreocupar: o envelhecimento da cútis e a obstrução dos poros só são ocasionados caso os produtos não sejam removidos completamente após o uso. Neste sentido, o cleansing oil (óleo de limpeza) pode ser um aliado perfeito e alternativa ao demaquilante.
Este produto é feito com o extrato de óleos vegetais que possuem propriedades nutritivas para a derme, como o óleo de macadâmia, óleo de rosa mosqueta, óleo de amêndoas, entre outros.
Embora o nome possa assustar pessoas com pele oleosa e/ou acneica, o produto não possui contraindicações, de acordo com Heloísa Olivan, bioquímica e cosmetologista do Instituto Olivan. "Ele é ideal para qualquer tipo de pele, incluindo pele seca, pele mista e pele sensível", diz.
Além disso, especialmente quem tem pele seca pode se apaixonar por ele, afinal, suas propriedades também promovem a nutrição e hidratação da cútis.
Benefícios do cleansing oil
O cleansing oil limpa e remove todas as impurezas do rosto de forma suave, sem retirar a oleosidade natural da pele e desequilibrar o pH. Embora o produto seja uma febre entre as apaixonadas por make, ele também é eficaz para remover partículas de sujeira e poluição que se alojam diariamente na pele.
Peles sensíveis tendem a sofrer mais com a poluição ambiental, fator que desencadeia processos inflamatórios (espinhas) e acelera sinais de envelhecimento, como a flacidez, rugas e manchas.
De acordo com Heloísa Olivan, esses elementos, que muitas vezes não vemos, aderem à pele e desequilibram o microbioma (que são as bactérias de defesa da pele), deixando a cútis mais vulnerável aos processos naturais de envelhecimento.
O óleo de limpeza também proporciona a desobstrução dos poros, dando à pele um aspecto saudável e proteção contra o excesso de cravos. Vale destacar também que a nutrição da derme, ocasionada pelo produto, é fundamental para obter um visual macio e com viço natural.
"O óleo de limpeza é muito prático. Se você tem um produto que consegue remover impurezas e hidratar ao mesmo tempo, então, esse produto traz vários benefícios. Na sua composição, a partir de diversos óleos, são encontrados benefícios para diferentes tipos de pele", conclui a especialista.
Outra vantagem do óleo de limpeza é que ele consegue remover facilmente a maquiagem à prova d'água. "Pode substituir o demaquilante, pois ele inclusive consegue retirar aquelas maquiagens mais pesadas e mais pigmentadas sem agredir a pele", ressalta Heloísa Olivan.
Pele oleosa pode usar cleansing oil?
Segundo a especialista, pessoas com pele oleosa não só podem, como devem investir no uso do cleansing oil. "Muita gente tem a ideia errada de que pele oleosa não precisa de hidratação e que já é uma pele hidratada, por isso não pode se beneficiar dos óleos vegetais e óleos essenciais. Mas isso, na verdade, é um mito", destaca a cosmetologista.
Como usar o cleansing oil
Em geral, o cleansing oil pode entrar na rotina de skincare substituindo o demaquilante ou antes da lavagem com sabonete ou gel de limpeza. A etapa de lavar a pele após o uso do produto é de extrema importância: sem ela, os benefícios do óleo podem ser comprometidos ou suprimidos.
Confira o passo a passo de como usar o cleansing oil no dia a dia:
1. Aplique o óleo de limpeza nas mãos ou diretamente no rosto seco
2. Faça movimentos circulares na pele para remover as impurezas e a maquiagem
3. Remova o produto com uma toalha úmida, de forma suave, sem esfregar o tecido
4. Lave normalmente o rosto com sabonete ou gel de limpeza
5. Aproveite sua pele limpa, nutrida e macia
"Se puder deixar o cleansing oil agindo na pele por uns minutinhos, é ótimo. Mas, se não der, não há problema, porque a partir do momento que entrar em contato com a pele, ele já começa a fazer sua função de limpeza e hidratação", sugere Heloísa Olivan.