Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, beleza, família e bem-estar, com foco em qualidade de vida.
Dormir é algo fundamental para a saúde, especialmente para a dos bebês. Afinal, o sono ajuda a regular os hormônios, contribui para o desenvolvimento dos sistemas e órgãos dos pequenos e ainda é relaxante. É durante o sono também que o cérebro processa o que viu e sentiu durante o despertar, promovendo a fixação do aprendizado.
E para auxiliar o bebê a ter tranquilas e longas noites de sono, é essencial adotar um "ritual" - que deve ser criado e seguido desde o nascimento. Isso ajuda a organizar o corpo e a mente da criança, fazendo com que ela durma mais rápido, e evitando que fique irritada por estar com sono.
Esperar que o pequeno chegue nesse estágio de irritação para colocá-lo para dormir pode, inclusive, fazer com que ele demore ainda mais para relaxar.
Se você ainda não encontrou um ritual de sono que ajude o seu bebê a relaxar à noite, ou deseja melhorar o que já tem, fique atento às dicas a seguir:
Ritual do sono do bebê
O sono diurno é fundamental para que o bebê consiga dormir melhor à noite. Então, para os recém-nascidos, o ideal é estabelecer uma dinâmica de sempre tirar sonecas após a amamentação - fazendo alguns intervalos entre o sono e o aleitamento para brincar. Após o primeiro ano de vida, somente uma soneca à tarde já é suficiente.
O banho também auxilia no relaxamento e, por isso, pode ser feito antes da soneca ou do sono noturno. O ideal é dar banho uma hora antes do horário que a criança costuma dormir. Por exemplo: se a criança dorme às 21h, o banho deve ser dado até às 20h.
Outras atitudes que favorecem o ritual do sono é evitar o uso de telas (TV, celular etc.) perto da hora de dormir e priorizar a leitura de livros e/ou a escuta de sons que ajudem a relaxar. A alimentação também contribui para um bom sono.
Qual o ciclo natural de sono do bebê?
Se o seu bebê está dormindo "demais" não se preocupe, isso é natural! Ao nascimento, a criança fica mais tempo dormindo do que acordada. E à medida que vai crescendo, a duração do sono tende a diminuir.
A quantidade ideal de horas dormidas por dia e por faixa etária é de:
- 4 a 12 meses - 12 a 16 horas
- 1 a 2 anos - 11 a 14 horas
- 3 a 5 anos - 10 a 13 horas
- 6 a 12 anos - 9 a 12 horas
- 13 a 18 anos - 8 a 10 horas