Redatora especialista em conteúdos de alimentação e beleza, com colaboração para as editorias de família e saúde.
*Conteúdo patrocinado
Caminhar, subir escadas e até escrever são atividades que demandam um bom funcionamento das articulações. Popularmente chamadas de juntas, as articulações têm o papel de ligar os ossos e garantir a movimentação de joelhos, braços, tornozelo e dedos.
O problema é que, com um papel tão importante na mobilidade, qualquer incômodo que afete as articulações pode prejudicar os movimentos. Com o avanço da idade, é normal que as juntas sofram desgaste, porém algumas infecções e doenças também podem estar por trás de dores e rigidez nessas estruturas.
Veja abaixo o que pode causar incômodo nas articulações e como prevenir o problema.
Artrite reumatóide[1]
Nesta doença, o sistema imunológico do corpo ataca o revestimento (membrana sinovial) de uma membrana chamada cápsula articular, que envolve todas as articulações. Esse revestimento fica inflamado e inchado, o que causa dores e rigidez e pode, inclusive, desgastar a cartilagem e os ossos dentro da articulação.
Apesar de não ter cura, a artrite reumatóide pode ser controlada com acompanhamento médico, fisioterapia e medicamentos.
Falta de exercício físico[2]
Ao contrário do que muitos acreditam, o exercício não agrava a dor e rigidez nas articulações. É justamente a falta dele que as prejudicam e pode piorar problemas existentes. Isso acontece porque manter os músculos que circundam as juntas fortes é crucial para manter o apoio aos ossos, então não se exercitar enfraquece os músculos de apoio, criando mais estresse nas articulações e desgastando-as ainda mais.
Antes de começar uma atividade, procure um médico para saber qual o exercício mais recomendado para o seu caso, mas exercícios de força, como musculação, aliadas à aeróbicos, como caminhada, ciclismo e natação, são ótimas opções.
Obesidade[3]
O excesso de peso coloca um estresse adicional nas articulações de sustentação de peso, principalmente no joelho. Além disso, fatores inflamatórios associados ao ganho de peso da doença podem contribuir para problemas em outras articulações, como as dos dedos e braços. Portanto, tratar a obesidade ajuda a reduzir a pressão sobre as articulações e protegê-las.
Osteoartrite[4]
O tipo mais comum de artrite é conhecida como osteoartrite. A doença é causada pelo desgaste na cartilagem da articulação, que amortece as extremidades dos ossos e permite que os movimentos articulares ocorram sem atrito. Porém, quando os danos atingem a cartilagem causa dor e restringe a mobilidade.
Prevenção e tratamento[5]
Para evitar as dores e a rigidez nas articulações é preciso tratar a causa-chave do problema e não apenas a dor. Além de medidas como o fortalecimento muscular e a redução de peso, o uso de colágeno hidrolisado também pode ser indicado pelo especialista.
Em caso de dúvidas, procure seu médico.
Referências
1 - Mayo Clinic. Arthritis. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/arthritis/symptoms-causes/syc-20350772
5 - Clark KL, Sebastianelli W, Flechsenhar KR, Aukermann DF; et al. 24-Week study on the use of collagen hydrolysate as a dietary supplement in athletes with activity-related joint pain. Current Medical Research and Opinion. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18416885.