Redatora especialista em família e bem-estar, com colaboração para as editorias de beleza e alimentação.
Um estudo descobriu que tomar banho de sol pode aumentar sua libido, pois a exposição à luz solar libera níveis mais elevados de hormônios sexuais.
A pesquisa, publicada pela revista científica Cell Reports, descobriu acidentalmente que a mesma proteína nas células da pele que protege o DNA de ser danificado pela luz solar causa mudanças hormonais, fisiológicas e comportamentais que desencadeiam o sexo em animais e, aparentemente, nos humanos também.
Pesquisadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, expuseram 32 adultos a diferentes níveis de radiação ultravioleta da luz solar enquanto os questionavam sobre como estavam se sentindo.
Quando foram solicitados a evitar a luz do sol por dois dias e depois tomar banho de sol por 25 minutos, voluntários do sexo masculino e feminino ficaram mais excitados sexualmente.
Eles também descobriram que a exposição aos raios ultravioleta, além de aumentar os níveis de hormônios sexuais, também aumenta os níveis de testosterona nos homens, tornando-os mais agressivos.
Raios ultravioletas e alterações hormonais
O autor do estudo, o professor Carmit Levy, disse que os cientistas sabem há anos que a radiação ultravioleta da luz solar aumenta os níveis de testosterona nos homens e desempenha um papel na regulação comportamental e hormonal da sexualidade em mamíferos.
Porém, até então, o mecanismo responsável por isso era desconhecido.
Para chegar a melhores conclusões, os pesquisadores removeram uma proteína da pele chamada p53. Uma vez tratados com fototerapia UVB, os participantes da pesquisa, tanto os homens quanto as mulheres, mostraram um aumento na paixão romântica e maior interesse em fazer sexo.
Para a equipe de pesquisadores, essa nova descoberta é apenas a ponta do iceberg e pode levar a aplicações práticas, como tratamentos com UVB para distúrbios hormonais sexuais.
Contudo, eles alertam para os cuidados com a exposição excessiva ao sol e que os raios ultravioleta podem danificar o DNA, como no caso do câncer de pele.
Saiba mais
O que é libido: veja como driblar a falta de desejo na cama
Especialista indica 4 alimentos que você deve comer para aumentar a libido
5 estimulantes sexuais para despertar os sentidos