Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
A água de coco é uma grande aliada da saúde, recomendada por suas propriedades benéficas. Composta predominantemente por água, vitaminas, aminoácidos antioxidantes e sais minerais, ela promove diversos benefícios ao organismo, como melhora da circulação sanguínea e proteção contra vários tipos de câncer.
No entanto, esses benefícios vão muito além da hidratação para o corpo, especialmente quando falamos de saúde capilar.
Benefícios da água de coco ao cabelo
O uso de óleo de coco já é comum para este fim por conta de seus benefícios. Em uma rotina capilar, a principal ação da água de coco é repor a água aos fios, fornecendo hidratação, maciez e brilho. Perfeita para combater o ressecamento causado por procedimentos químicos.
Os sais minerais presentes na composição, como o potássio, também ajudam a deixar o cabelo mais flexível e fácil de pentear. E os benefícios não param por aí! A água de coco, que possui ação antibacteriana e antifúngica, ajuda a prevenir o aparecimento de caspas e irritações no couro cabeludo.
Leia mais: Nove truques turbinam a hidratação dos cabelos em casa
Aliada das cacheadas e crespas
Para quem tem os fios com curvatura, o coco sempre esteve presente em cosméticos com a finalidade de nutrir, hidratar e ajudar na recuperação da saúde capilar. Não seria diferente com a água de coco, que contém ingredientes capazes de controlar o volume dos fios - especialmente para as cacheadas e crespas que não aderem ao volumão.
Durante o verão, a ação do isotônico é ainda mais importante. Afinal, é nessa época que os fios tendem a ressecar, ficando ásperos e fragilizados. Segundo Mayla Carbone, dermatologista do Instituto Castro, a água de coco é ótima para minimizar os danos causados pela piscina, pelo mar e pelo sol. É uma forma simples, não apenas de hidratação, mas também de definir os cachos e até mesmo de revitalizar no day after.
Como utilizar a água de coco no cabelo
De acordo com Carbone, a quantidade segura para a água de coco ser usada no cabelo é de até duas vezes por semana e pode ser utilizada na rotina de lavagem de cabelos. Porém, existem várias possibilidades de incluí-la na rotina de haircare, como:
- Água de coco natural e polpa da fruta: é uma receita caseira, simples e perfeita se o cabelo apresenta danos mais leves. Basta bater a água de coco e a polpa em um liquidificador, peneirar a mistura e então aplicá-la nos fios úmidos. Espere 20 minutos para que a mistura aja no cabelo, então lave e enxágue
- Água de coco no borrifador: essa é uma das formas mais práticas de aplicar a bebida no cabelo. É ótima para aplicar na praia e em piscinas, mas também pode ser utilizada durante a lavagem regular. O enxágue fica a critério
- Água de coco no shampoo ou no condicionador: a água de coco mantém suas propriedades mesmo inserida em outro ativo. Pode ser adicionada a qualquer um de seus produtos favoritos, segundo Carbone
- Água de coco no hidratante: uma maneira de potencializar a ação da água de coco é aliá-la a uma máscara de nutrição na rotina de haircare. Bata a água de coco, o creme e, opcionalmente, o óleo de coco no liquidificador. Aplique a mistura no cabelo e deixe agir por 15 minutos. Depois, é só enxaguar e finalizar como de costume.
A água de coco pode ser usada em todos os tipos de cabelo?
Sim, não existem restrições específicas com o uso da água de coco, porém, a doutora Mayla alerta sobre possíveis alergias à sua composição. "Indico sempre consultar um médico profissional antes de qualquer tratamento, seja ele natural ou não. O acompanhamento profissional é essencial", finaliza a dermatologista.