Redatora focada na produção de conteúdos sobre alimentação, beleza e família.
Se você acha que o vinagre de maçã só serve para temperar saladas, é hora de atribuir novos usos para esse ingrediente versátil. Na cozinha, ele pode compor uma série de pratos diferentes, mas pouca gente imagina que o produto também funciona como substituto do ovo em receitas de bolos, tortas e outros quitutes.
Além de não ser consumido em dietas vegetarianas e veganas, o ovo é considerado o segundo maior causador de alergias alimentares, perdendo apenas para o leite de vaca. Os efeitos provocados pelo alimento podem variar de reações locais, como erupções cutâneas, a respostas sistêmicas graves, incluindo anafilaxia.
Em geral, os sintomas da alergia podem se manifestar minutos após a ingestão do ovo ou até mesmo horas depois. Porém, como este ingrediente faz parte da rotina alimentar de muitas famílias, essa condição costuma ser identificada entre os 6 e 12 meses de idade. E o diagnóstico exige exame de sangue e/ou teste cutâneo.
Portanto, apostar em um ingrediente alternativo em receitas que necessitam do ovo pode ser uma saída para muita gente. Uma saída, de acordo com a chef de cozinha Márcia Nogueira, é misturar uma colher de chá de bicarbonato de sódio e uma colher de sopa de vinagre.
Saiba mais: Alergia alimentar: conheça os principais causadores
Benefícios do vinagre de maçã
Embora não tenha os mesmos nutrientes que o ovo, como as proteínas, o vinagre de maçã pode enriquecer as receitas com outras substâncias benéficas para a saúde. A começar pela quercetina e catequina, que são poderosos antioxidantes.
"O ingrediente também é rico em polifenóis, que têm uma grande ação antioxidante. E ele também ajuda na proteção contra doenças cardiovasculares e contribui para a prevenção da hipertensão arterial", explica a nutricionista Pâmela Rodrigues.
Mas as propriedades terapêuticas do vinagre de maçã vão além do combate ao envelhecimento precoce. De acordo com a especialista, ele ainda ajuda na prevenção e controle do diabetes tipo 2 graças à pectina, fibra que auxilia na absorção de carboidratos e no controle de picos de glicemia.
Outra vantagem do vinagre de maçã é a sua ação antibacteriana que pode auxiliar no tratamento de inflamações. Entretanto, Pâmela Rodrigues alerta que indivíduos com gastrite devem ter cautela na utilização do alimento e evitar exageros, pois o ácido de sua composição pode causar irritação na mucosa do esôfago e estômago.
"Devemos lembrar que nenhum alimento isolado fará milagres. É importante manter uma alimentação equilibrada e bons hábitos para melhorar a qualidade de vida e saúde no geral", acrescenta a nutricionista.
Saiba mais: 7 formas de usar o vinagre de maçã na dieta
Para usufruir de todos os benefícios do ingrediente nas receitas, a chef de cozinha Márcia Nogueira desenvolveu uma receita de bolo de banana com calda de frutas vermelhas que, em vez do ovo, leva vinagre de maçã em seu preparo. Confira o passo a passo:
Bolo de banana com calda de frutas vermelhas vegano
Ingredientes da massa
- 1 xícara (chá) de farinha de arroz
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
- 1 xícara (chá) de açúcar demerara
- 1 colher (chá) de canela em pó
- 1 pitada de sal rosa
- 1 pitada de gengibre em pó
- 1/2 xícara (chá) de óleo de milho
- 1/4 de xícara (chá) de amêndoas
- 1 xícara (chá) de banana nanica amassada
- 1 xícara (chá) de leite de coco ou de amêndoas
- 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã orgânico
- 1 colher (sopa) de bicarbonato sódio
Modo de preparo da massa
Preaqueça o forno em 180°C. Enquanto isso, em um recipiente, misture os ingredientes secos. Em outra tigela, misture os ingredientes líquidos e a banana amassada. Em seguida, junte as duas partes e misture bem, até ficar homogêneo.
Unte uma forma de bolo com óleo de milho e enfarinhe. Coloque a massa e leve para assar até que doure. Para saber que está pronto, use um espeto de madeira. Se sair limpo, é hora de tirar do forno.
Ingredientes da calda
- 3 xícara (chá) de morangos picados
- 1 xícara (chá) de amoras frescas
- 1/2 xícara (chá) de mirtilos frescos
- 1 xícara (chá) de açúcar demerara
- 2 xícara (chá) de água
- 3 colheres (sopa) de vinagre de maçã orgânico
Modo de preparo da calda
Leve tudo ao fogo até que os ingredientes se desfaçam e fique uma calda espessa com pedaços das frutas. Mexa de vez em quando para que não grude na panela. Por fim, distribua a calda sobre o bolo ainda morno. Sirva a seguir.
Outros substitutos de ovo em receitas
As funções do ovo nas receitas podem ser diversas. Portanto, ao fazer uma substituição, é importante observar qual é o objetivo culinário do ingrediente. Além do vinagre de maçã, confira outras alternativas indicadas pela nutricionista Pâmela Rodrigues:
- Crescimento e maciez: use bicarbonato de sódio com vinagre. Preparo: 1 colher de chá de bicarbonato de sódio + 1 colher de sopa de vinagre.
- Dar liga: gel de linhaça ou chia. Preparo: deixar de molho 1 colher de sopa da semente escolhida em 3 colheres de água por 15 minutos. No caso da linhaça, é necessário triturar no liquidificador ou mixer para facilitar a formação do gel.
- Umidificar a massa: purê de banana (1/2 unidade amassada) ou maçã (1/4 cozida). Substitui 1 ovo inteiro na receita.
- Para confeitar: para trazer o efeito "clara em neve", a aquafaba é uma ótima opção em receitas de merengues, mousses e outras. Para isso, é necessário bater (liquidificador ou batedeira) a água do cozimento do grão-de-bico gelada até chegar na consistência desejada (em média 10 minutos). Adoce com açúcar a gosto.
- Ovo mexido: pode ser facilmente substituído pelo tofu firme. É possível acrescentar sal negro, que confere aroma e sabor semelhante ao ovo.