Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
O contato carinhoso com pais e cuidadores é fundamental para o desenvolvimento da criança, especialmente de recém-nascidos. Além de contribuir para sua saúde, o toque permite que se sintam amados e acolhidos naquele espaço.
Esse foi o fator decisivo para que a enfermeira Mariluce Barreto, coordenadora do centro obstétrico da maternidade Frei Damião, em João Pessoa, idealizasse o projeto "hora do colinho".
Em razão das restrições paternas e do aumento de gestante com Covid-19 que interromperam suas gestações, consequência da segunda onda de coronavírus, muitos bebês nasceram necessitando de cuidados inicialmente nas UTIs neonatais e nas unidades intermediárias.
Sem a presença das mães e com restrição de visitas, Mariluce notou que os recém-nascidos estavam mais irritados e choravam constantemente. A partir disso, a enfermeira pensou que poderia dar o próprio colo para acalmar os bebês. Nesse contexto, a hora do colinho buscou proporcionar momentos de acolhimento durante o plantão com o objetivo de minimizar a falta que sentem da mãe.
"Isso ajuda a diminuir o choro e a deixar o bebê menos estressado, principalmente no caso de um recém-nascido, que precisa passar um tempo na UTI (e longe da mãe) logo ao nascer", disse a pediatra e neonatologista Camila Reibscheid, do Hospital São Luiz, em São Paulo, em entrevista prévia ao Minha Vida. "Dar colo para o bebê durante a noite também pode ajudá-lo a ter um sono melhor e mais tranquilo".
O projeto, que foi colocado em prática no final de abril deste ano, já está sendo replicado em outros locais do país. Em entrevista ao UOL, Mariluce contou que a terapia é feita todos os dias na maternidade, em todos os bebês, com tempo mínimo de 40 minutos.
No início do projeto, o colinho era feito apenas pela equipe de enfermagem, mas hoje já conta com uma equipe multidisciplinar, com fonoaudiólogo e fisioterapeuta.
Benefícios de segurar o bebê no colo
Além de aumentar o vínculo afetivo, o ato de segurar um bebê no colo traz vários benefícios para a sua saúde. Segundo um estudo feito em 2018 pelo Departamento de Psicologia da Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos, crianças que recebem colo dos pais tornam-se adultos mais saudáveis, mais gentis e empáticos - e com melhor saúde mental.
No entanto, essas não são as únicas vantagens do colinho. O ato ainda é capaz de:
- Deixar o bebê tranquilo
- Aliviar as cólicas
- Diminuir qualquer tipo de dor
- Ajudar no desenvolvimento de bebês que nasceram de parto prematuro
- Prevenir doenças no futuro.
Leia mais: 7 benefícios de segurar o bebê no colo