Redatora especialista em família e bem-estar, com colaboração para as editorias de beleza e alimentação.
Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Toledo, em Ohio, nos Estados Unidos, desenvolveu uma nova vacina experimental que pode ajudar na prevenção de artrite reumatoide - doença autoimune que não tem cura.
O estudo foi publicado no jornal científico Proceedings of the National Academy of Sciences e representa um grande avanço na ciência e na luta contra a doença, que afeta cerca de 1% da população global.
Para chegar ao resultado, Ritu Chakravarti, pesquisadora e principal autora do artigo, e sua equipe, vinham estudando uma proteína chamada 14-3-3 zeta, que tem papel em patologias imunológicas.
Por causa dessa conexão e com base em estudos anteriores, a equipe pensou que a proteína poderia ser um gatilho potencial para a artrite reumatoide.
Porém, eles descobriram que a remoção da proteína permitia o início precoce de artrite severa, indicando que o 14-3-3 zeta pode realmente fornecer proteção contra a artrite reumatoide.
Vacina para artrite reumatoide
Usando as informações de tais descobertas, a equipe desenvolveu uma vacina usando a proteína zeta 14-3-3 purificada. De acordo com o artigo, os testes demonstraram que a vacina provocou uma resposta imune imediata, fornecendo proteção contra a artrite reumatoide.
"Para nossa surpresa, a artrite reumatoide desapareceu totalmente nos animais que receberam a vacina", descreveu a pesquisadora Chakravarti.
Além de evitar o desenvolvimento de artrite, a vacina também demonstrou melhorar significativamente a qualidade óssea. Isso sugere que a vacina pode levar a benefícios de longo prazo.
Atualmente, a artrite reumatoide é tratada através de medicamentos anti-inflamatórios, corticosteroides, imunossupressoras ou agentes biológicos que têm como alvo processos inflamatórios específicos.
A vacina, que ainda precisa passar por estudos de segurança e toxicidade para, só então, passar para os testes humanos, pode representar novos caminhos para o combate da doença.
Saiba mais
Por que tratar precocemente a artrite reumatoide?
Artrite reumatoide: dor e inchaço nas articulações são sinais da doença
Artrite e artrose: entenda as principais diferenças