Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
Uma das etapas mais importantes da maquiagem é o momento de removê-la, especialmente ao final de um longo dia, quando o processo deve ser uma prioridade na rotina de skincare - mas você sabe por quê?
Durante a noite, a pele acumula resíduos de maquiagem, restos de sujeira, poluição e pele morta. Se não retirados, eles podem trazer problemas à saúde da cútis.
"Permanecer com a maquiagem na pele pode obstruir os poros e favorecer a formação de irritações, cravos ou acne, o que pode levar ao envelhecimento precoce da pele", explica a dermatologista Fernanda Casagrande, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, em entrevista prévia ao Minha Vida.
Existem diversas formas de retirar a maquiagem, mas o meio mais eficaz é através de demaquilantes, pois a sua composição é feita para não agredir ou irritar a pele.
É comum que, no momento da limpeza, muitas pessoas optem por lavar o rosto somente com água e sabão. Porém, enquanto o sabonete pode agredir a pele, a prática também não é suficiente para retirar todos os resíduos, especialmente de produtos à prova d'água.
Leia também: Você sabe retirar a maquiagem sem prejudicar a pele?
Benefícios do demaquilante
O demaquilante retira não somente a maquiagem de forma eficiente, mantendo o equilíbrio entre oleosidade e hidratação contidas na cútis, mas auxilia na remoção de células mortas, acúmulo de oleosidade, protetor solar e demais impurezas que surgem na pele ao longo do dia. Deve ser o primeiro passo do skincare da pele maquiada, conforme explica a cosmetologista Heloisa Olivan, do Instituto Olivan.
"Engana-se quem acha que apenas lavar o rosto com um sabonete facial é suficiente para que a pele fique de fato limpa e livre dos pigmentos contidos na maquiagem. Não demaquilar a pele antes de lavá-la com o sabonete facial é quase um pecado tão grande quanto dormir maquiada", aponta a especialista.
Entre os principais benefícios do demaquilante, podemos destacar:
- O demaquilante é adaptável para todos os tipos de pele
- Pode ser aplicado em todas as regiões do rosto
- Não causa danos à pele
- Limpa profundamente todas as impurezas acumuladas
- Ajuda na hidratação
- Promove a sensação de limpeza, melhorando a aparência da pele
Tipos de demaquilante
Existe uma enorme variedade de demaquilantes disponíveis no mercado, com diferentes fórmulas e texturas, a fim de atender os diferentes tipos de pele.
"Vale a pena ler o rótulo e procurar opiniões até encontrar o produto que melhor se adapta à sua pele. Cada tipo atua de uma maneira, além de ser mais ou menos indicado para um determinado tipo de pele", explica Heloisa Olivan.
Água/Solução Micelar
A água micelar remove impurezas e maquiagem sem agredir a pele, sendo uma ótima alternativa para pessoas com a cútis mais sensível. No geral, possui uma fórmula livre de álcool e agentes químicos, como parabenos e conservantes.
Além disso, segundo Heloisa Olivan, a água micelar possui a tecnologia de micelas, que atraem partículas de sujeira e oleosidade sem necessidade de atrito. Pode ser aplicada com o auxílio de um algodão.
"A água micelar consegue limpar pequenas impurezas e por isso é indicada para maquiagens mais leves", acrescenta Olivan.
Cleasing Oil
Outro queridinho de peles sensíveis, o cleansing oil consegue remover maquiagens mais pesadas e pigmentadas sem remover a oleosidade natural da pele e sem deixar o residual oleoso deixado pelo demaquilante bifásico.
Ao entrar em contato com a água, segundo a cosmetologista Heloisa Olivan, o cleansing oil se transforma em um líquido leitoso e nada gorduroso, o que facilita sua remoção. É indicado para todos os tipos de pele, inclusive as oleosas.
Bifásico
Os demaquilantes bifásicos contêm água e óleo em sua composição, uma mistura que ajuda a remover maquiagens mais pesadas e à prova d'água, especialmente em áreas mais sensíveis do rosto, como ao redor dos olhos.
Costumam ser indicados para todos os tipos de pele, porém, as peles excessivamente oleosas devem utilizar esse tipo de produto com mais cautela, de acordo com Heloisa Olivan, pois ele normalmente deixa um residual oleoso na cútis.
Creme/Loção
Indicado para peles normais, secas ou sensíveis, o demaquilante em creme é capaz de remover todo o tipo de maquiagem e contém propriedades hidratantes em sua composição. Porém, isso pode ser um problema para pessoas com peles mais oleosas, então ele deve ser utilizado com cautela por esse grupo.
Lenços demaquilantes
Os lenços demaquilantes são mestres no quesito praticidade. Eles removem a maquiagem de maneira eficiente e são uma ótima opção para viagens, pois já vêm prontos para uso e podem ser carregados na bolsa sem problemas.
Já para o dia a dia, segundo Heloisa Olivan, os lenços demaquilantes não são os mais indicados devido ao atrito que promovem na pele.
Toalhas demaquilantes
As toalhas demaquilantes são feitas com microfibras de poliéster extremamente finas que capturam as impurezas presentes na pele, de acordo com a cosmetologista Heloisa Olivan. Para limpar a pele utilizando uma toalha demaquilante, basta passá-la delicadamente no rosto, previamente umedecida com água.
Podem ser usadas por todos os tipos de pele, sendo especialmente úteis para peles sensíveis e que tenham pouca tolerância à química presente nos demais tipos de demaquilantes.
Como escolher o demaquilante ideal?
As especificações de cada produto podem variar de acordo com a marca e o tipo de demaquilante, então, é primordial avaliar as características individuais da pele para escolher o ideal.
"Escolher o demaquilante envolve não somente o tipo de pele, como também o tipo de maquiagem (mais ou menos pigmentada), a frequência e o valor que pode ser designado ao demaquilante de todos os dias", explica Heloisa Olivan.