Redatora especialista em família e bem-estar, com colaboração para as editorias de beleza e alimentação.
*Conteúdo Patrocinado
Toda mulher, em algum momento da vida, deve ter sido apresentada à ducha vaginal, uma técnica que passa de geração para geração. A prática consiste em lavar o canal vaginal (a parte de dentro da vagina) com água ou com uma mistura de fluidos para "limpar" e eliminar odores.
Contudo, ainda que algumas mulheres sintam que a ducha vaginal faz com que elas se percebam mais limpas, há poucas evidências científicas dos seus benefícios da prática para a saúde íntima feminina.
Hoje, graças à evolução da medicina, é sabido que os riscos da ducha podem acabar superando os supostos benefícios. Isso porque a técnica perturba o equilíbrio da flora vaginal e torna o ambiente mais favorável ao crescimento de bactérias causadoras de infecções.
Além disso, a ducha vaginal aumenta os riscos de vaginose bacteriana, que pode causar vários problemas em curto e em longo prazo, como parto prematuro e infecções sexualmente transmissíveis.
Mas, afinal, como cuidar da higiene pessoal sem prejudicar a saúde íntima?
Dicas para cuidar da higiene íntima
Ignorar os problemas associados à má higiene vaginal pode levar a complicações no futuro. Assim, mais do que tomar banho regularmente, manter a higiene íntima envolve uma série de hábitos e cuidados diários. Confira:
Escolha roupas confortáveis
Por mais que os cuidados já comecem no banho, usar roupas íntimas apertadas e muito justas impacta a higiene pessoal. Dessa forma, procure usar tecidos respiráveis, como o algodão, leves, e que não causem incômodos.
Use sabonetes íntimos adequados
O sabonete íntimo pode ser uma ótima alternativa para os cuidados diários com a higiene feminina. Um exemplo é a linha de sabonetes líquidos Protex Íntimo que, além de limpar, possui fórmula suave e ajuda a manter o pH natural e saudável, fortalecendo a barreira natural da zona íntima.
Aprenda a maneira certa de limpar
É fundamental limpar a vagina da maneira correta, ou seja, da frente para trás (da vagina até o ânus). Outra dica é criar o hábito de limpar a vagina sempre após a relação sexual, uma vez que os fluidos corporais e as partículas dos preservativos podem causar irritação.
Evite loções perfumadas
O uso de lenços, hidratantes, desodorantes e outros produtos perfumados na região íntima pode ser uma péssima ideia, pois eles podem alterar o pH da pele, causar alergias e descamações e ainda aumentar os riscos de infecções.
Beba água
Certifique-se de beber bastante água diariamente! Manter uma boa hidratação ajuda o corpo a liberar as toxinas e, consequentemente, a manter a vagina limpa e saudável.