Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
*Conteúdo Patrocinado
Que a poluição provoca efeitos negativos no meio ambiente e pode gerar alergias respiratórias, a maioria já sabe. Mas o que muita gente não imagina é que a saúde da pele também está sujeita a sofrer alterações ao entrar em contato com agentes poluentes.
Gases emitidos, em sua maioria, por carros e fábricas, formam materiais fragmentados até cinco vezes mais finos que um fio de cabelo. Essas partículas penetram na pele, agredindo suas diferentes camadas e provocando o aumento de radicais livres.
Entre as consequências desse aumento, estão a perda de vitamina C - que possui a função de proteger a pele contra agentes externos -, alteração nas fibras de colágeno, causando flacidez e rugas, e a obstrução dos poros, que favorece o desenvolvimento de cravos e espinhas.
Por isso, é importante que se tome medidas preventivas contra esses efeitos - ainda mais ao viver em cidades grandes, onde o trânsito e a emissão de gases poluentes ocorrem com maior frequência.
Confira algumas dicas para amenizar o efeito da poluição na pele:
1- Hidratação
E não estamos falando apenas sobre o uso de cremes hidratantes. A ingestão de água ajuda a hidratar a derme de dentro para fora, além de eliminar toxinas que afetam o corpo, diminuindo os efeitos provocados pela poluição.
2- Double cleansing
O termo inglês significa "lavagem em dobro", se tornando um dos métodos mais populares entre o público que acompanha blogs de skincare. Nele, o rosto é lavado mais de uma vez com produtos diferentes, eliminando com eficiência sujeiras e vestígios de agentes poluentes.
Um exemplo de como realizar o double cleansing é iniciar o processo de lavagem com a água micelar Protex City Detox, aplicando o produto com o auxílio de um algodão em todo o rosto, removendo as impurezas e maquiagem da pele.
Em seguida, lave o rosto com o sabonete líquido facial Protex City Detox. A tecnologia antioxidant-complex presente na fórmula dos produtos ajuda a proteger a pele contra os fragmentos de poluição, além de provocar uma limpeza completa.
3- Fechar a janela do carro
A famosa hora do rush, quando a maioria das pessoas estão deixando o trabalho e indo para casa, é o momento do dia em que se alcança o pico de poluição. A grande quantidade de carros faz com que, consequentemente, haja uma forte emissão de gases.
Caso não seja possível evitar ir para a rua nesse momento, procure manter as janelas dos veículos fechadas. Isso ajuda a diminuir o contato dos agentes poluentes com a pele.
4- Protetor solar
A aplicação de um filtro solar ajuda a criar uma camada protetora sobre a pele, evitando não só que haja o contato da derme com raios UV, mas também contra partículas de fumaça. O protetor evita que esses fragmentos penetrem profundamente na pele, diminuindo os efeitos da poluição.
5- Esfoliação
Esfoliar a pele ajuda a remover camadas profundas de sujeira que afetam os poros. Uma alternativa é utilizar o esfoliante Protex City Detox de 2 a 3 vezes por semana, massageando o rosto delicadamente e enxaguando com água fria em seguida.
6- Alimentação
O consumo de alimentos saudáveis tem papel fundamental na saúde da pele e do organismo. Frutas e vegetais com propriedades antioxidantes, como a cenoura e o mamão, ajudam a controlar os radicais livres, o que diminui as chances de doenças como o câncer e danos na pele, como o envelhecimento celular precoce.