A fisioterapeuta Ana Luísa Marçal Sampaio é sócia-diretora da Unidade de Guarulhos do Instituto Pilates. A profissional...
iVocê já ouviu falar sobre diástase abdominal? Se não, eu explico: diástase é o afastamento dos músculos abdominais e do tecido conjuntivo, que pode chegar a 10 centímetros de distância, e geralmente acontece durante a gravidez, devido ao estiramento do músculo abdominal por conta do crescimento da barriga. Como resultado, a mulher fica com flacidez abdominal e dor lombar pós-parto.
Leia mais: Giovanna Antonelli faz cirurgia para reparar diástase
O que fazer para diminuir a diástase?
O tratamento para corrigir esse afastamento costuma ser feito com exercícios, fisioterapia e, em último caso, até com cirurgia - principalmente se o afastamento for maior que 5 centímetros e os exercícios de correção não forem eficazes.
Para as mamães que têm dúvida se estão com diástase, sempre dou uma dica. É possível desconfiar desse quadro ao sentir a região abaixo do umbigo muito mole e flácida ou observar uma protuberância no abdômen ao levar algum peso, agachar ou tossir, por exemplo. Mas para ter uma confirmação mais exata, segue um passo a passo:
- Deite-se de barriga para cima e pressione os dedos indicador e médio cerca de 2 centímetros acima e abaixo do umbigo
- Contraia o abdômen, como se fosse realizar um exercício de abdominal.
O normal é que, ao contrair o abdômen, os dedos saltem um pouco para cima. Mas, em caso de diástase, os dedos não se movem, sendo possível até mesmo colocar 3 ou 4 dedos lado a lado sem que eles se movam com a contração abdominal.
Leia mais: Porque é tão importante tratar a diástase abdominal
4 exercícios que podem piorar a diástase abdominal
Quando se tem esse afastamento, é super importante tomar cuidado com os exercícios praticados, sendo que existem alguns que podem até mesmo piorar a situação. Confira a seguir quais práticas a pessoa com diástase deve evitar:
- 1. Prancha: esse exercício requer um nível de força muito grande e também pode aumentar o nível do afastamento
- 2. Musculação: não são todos, mas vários exercícios dentro da musculação não são recomendados para quem tem diástase. Aqueles que necessitam de uma carga elevada de força fazem uma grande pressão dentro da sua barriga, como é o caso do agachamento completo
- 3. Treinamento funcional: a região do abdômen nessa prática faz um "zig-zag" ou uma torção não adequada para quem tem diástase
- 4. Abdominal tradicional: provoca o aumento da pressão dentro da barriga e isso faz com que a diástase que já estava aberta tenha um afastamento ainda maior. Além disso, existe um aumento na pressão no assoalho pélvico.
Por fim, sempre que você sentir um desconforto ou dor estranha, procure um especialista. E quero finalizar esse artigo com um alerta: a diástase não ocorre apenas em gestantes. Homens e pessoas que levantam objetos muito pesados em uma postura incorreta também podem ter esse problema. Portanto, fique alerta com os sinais que seu corpo dá.