Redatora especialista na cobertura de saúde, bem-estar e comportamento.
O que é o disco menstrual?
O disco menstrual é um objeto circular, feito de silicone hipoalergênico e que funciona como um dispositivo de barreira, além de ser um substituto de absorventes tradicionais.
Como colocar e tirar o disco menstrual?
A inserção do disco menstrual é similar ao coletor/copinho. Primeiro, é preciso dobrar o dispositivo (em oito, por exemplo), mas diferente do coletor/copinho, o disco não precisa de vácuo e fica no final vagina, próximo ao colo uterino.
Para retirá-lo é muito simples, com a ajuda do dedo indicador no canal vaginal, como se fosse um gancho, puxe-o por trás da borda frontal para fora com cuidado, mantendo-o na horizontal para evitar que o sangue seja derramado.
Caso não consiga retirar, o melhor a ser feito é procurar um pronto socorro ginecológico, conforme recomenda Thiago do Carmo Araujo, ginecologista da Clínica Vanité.(Febrasgo)
Como esterilizar o disco menstrual?
Cada unidade do disco menstrual deve ficar em água fervente por cerca de três minutos no primeiro dia que a pessoa menstruar e no último, quando ele for guardado para o próximo ciclo menstrual.
Vantagens e desvantagens
Uma das vantagens do disco menstrual é a possibilidade do sexo com penetração com seu uso. Seu formato deixa o canal vaginal livre, possibilitando a penetração e deixando o sangue estocado dentro do disco.
Além disso, o disco menstrual é um método considerado higiênico, mais seguro contra infecções (como a Síndrome do Choque Tóxico), prático para o cotidiano, mais confortável, sustentável e econômico.
A desvantagem concentra-se no período de adaptação. Assim como outros dispositivos internos, pode levar um tempo até que a pessoa entenda como é a melhor posição para encaixá-lo no canal, quanto tempo leva-la para trocá-lo e como ele se adequa ao seu dia a dia.
De acordo com Araújo,o disco menstrual pode ser usado internamente por até 12 horas. "Cada vez que retirar para esvaziar, o indicado é que ele seja lavado com água corrente e sabão neutro. O uso por tempo maior pode ocasionar vazamento além do risco de infecção devido ao tempo prolongado", indica o médico.
Disco e coletor menstrual: diferença
O objetivo do disco menstrual e do coletor, o famoso copinho, é o mesmo: ser um dispositivo interno para armazenar o sangue menstrual de forma higiênica, confortável e mais prática para quem está menstruando.
A diferença dos dois acessórios, porém, está no local onde eles são inseridos dentro do canal vaginal: enquanto o disco permanece no final do canal, mais fundo, o coletor fica no começo.
Como saber o tamanho do disco menstrual?
A escolha do tamanho do seu disco menstrual deve ser guiada pela altura do colo do útero. Para pessoas com o colo mais alto, o recomendado é o P; intermediário, M; colo baixo, G.
Onde comprar e quanto custa?
O disco menstrual pode ser comprado em qualquer farmácia. O valor varia de marca para marca, mas é possível encontrar unidades, em média, por R$ 36.