Redatora especialista na elaboração de conteúdo sobre saúde, beleza e bem-estar.
Disponível em diversos tipos, o iogurte é um dos alimentos mais versáteis e acessíveis do supermercado. Por isso, muita gente o consome desde a infância, mas nem todos fazem ideia do seu verdadeiro poder nutritivo.
Em sua composição, é possível encontrar proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas (A, B1, B2, B3, B6, B12, C e D), além de minerais essenciais, como potássio, cálcio, fósforo, magnésio, zinco e ferro.
Benefícios dos principais nutrientes do iogurte
A vitamina A é uma das substâncias que compõem esse laticínio. Ela é capaz de melhorar a visão e amenizar a flacidez da pele, algo vantajoso principalmente para adultos e idosos.
Também presente no iogurte, as vitaminas do complexo B têm um papel importante no metabolismo, na produção de energia e no funcionamento do sistema nervoso, garantindo que as funções do coração, dos olhos e da pele sejam executadas de maneira adequada.
A vitamina C, por sua vez, reduz os danos provocados pelos raios solares, a flacidez, as rugas e outras marcas de expressão na pele. Os benefícios desse nutriente, no entanto, não param por aí: ele ainda fortalece a imunidade, fator essencial para o bom desenvolvimento das crianças.
Outra substância que dá força ao sistema imune e pode ser encontrada no iogurte é a vitamina D, que, assim como o cálcio, participa da manutenção da saúde dos ossos, tornando a ingestão desses dois nutrientes muito importante na terceira idade.
Já entre os minerais presentes no alimento, estão o potássio e o fósforo. O primeiro deles tem a capacidade de aliviar dores, incluindo câimbra e dor de cabeça, enquanto o segundo colabora com a regulação hormonal.
Há ainda o magnésio, que age no sistema cardiovascular, no sistema endócrino, no sistema imune e também no sistema que controla a contração e o relaxamento dos vasos sanguíneos, regulando a pressão arterial.
E não dá para deixar de citar o zinco, que tem ação antioxidante, melhora a imunidade, ajuda na cicatrização e no desenvolvimento infantil; e o ferro, indispensável para a distribuição de oxigênio no organismo e a produção de células vermelhas do sangue.
Ou seja: o iogurte pode trazer uma série de benefícios para todas as pessoas, independentemente da idade, colaborando para um estilo de vida com mais equilíbrio.
Formas de consumo do iogurte
Embora normalmente ele seja consumido como sobremesa, no café da manhã e entre refeições, também é possível usar o iogurte no preparo de pratos salgados deliciosos, perfeitos para o almoço ou o jantar.
Só não deixe de sempre ler os rótulos dos produtos na hora de escolher um de seus vários tipos no supermercado. Para garantir uma maior absorção de nutrientes, o ideal é dar preferência aos iogurtes mais naturais, que possuem apenas dois ingredientes: fermento lácteo e leite pasteurizado integral ou reconstituído integral.