Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
Enquanto algumas pessoas preferem ambientes silenciosos na hora de dormir, outras optam por playlists com músicas ou efeitos sonoros que auxiliam a chegada do sono. O mesmo vale para os bebês, que também podem se sentir mais relaxados ao ouvir alguns tipos de sons.
Apesar do baixo número de pesquisas científicas envolvendo o chamado ruído branco, pais e cuidadores utilizam o recurso diariamente ao colocarem seus filhos para dormir. Mas a técnica realmente traz benefícios?
Para que serve o ruído branco?
"A ideia é gerar um barulho que combina e oscila diferentes frequências sonoras, com o objetivo de atingir todo o espectro de som. Assim, acaba mascarando qualquer tipo de frequência externa que esteja atrapalhando o sono do bebê", explica o médico Paulo Telles, membro da Sociedade Brasileira de Pediatria.
O especialista conta que o ruído branco se assemelha ao barulho gerado dentro do útero pelo fluxo dos vasos sanguíneos e batimento do coração da gestante, e acaba diminuindo a capacidade do córtex cerebral de ser ativado durante o sono - o que ajuda o bebê a dormir mais rápido.
A reprodução do som é emitida por aparelhos especificamente desenvolvidos com esse propósito, que podem ser adquiridos através de diferentes sites e lojas. Também é possível incluir o ruído branco na rotina com a ajuda de plataformas de streaming.
Crianças x ruído branco
Apesar de, normalmente, a frequência sonora se mostrar mais efetiva em recém-nascidos e bebês até 3 meses de vida, a ferramenta também pode trazer benefícios para as crianças.
"Com o passar do tempo, com o desenvolvimento do bebê, a lembrança do ambiente uterino vai diminuindo. Porém, as crianças mais velhas também sentem-se relaxadas com o ruído branco", conta Cinthia Calsinski, enfermeira obstetra e consultora materno-infantil.
A técnica pode ser implementada todos os dias?
Segundo Paulo, é importante que o ruído branco seja utilizado com moderação, para que o bebê não crie o hábito de adormecer apenas com o uso da ferramenta.
"É importante ressaltar que uma exposição frequente pode gerar uma atividade permanente das células ciliadas, que são as células responsáveis por captar o som, e pode causar danos no sistema auditivo", conta.
Dessa forma, o médico alerta a importância de não exagerar no uso do aparelho, assim como se certificar que o som não esteja muito alto.
Importância do sono saudável
Assim como uma noite mal dormida pode impactar negativamente a rotina de pessoas adultas, o sono é um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento saudável de crianças e bebês.
Logo, apesar de funcionar como um bom truque na hora de dormir, Paulo Telles explica que o mais importante é que os pais adotem uma rotina e higiene de sono - tanto nas sonecas, como no sono noturno.
"Tirar maus hábitos, gatilhos e ter padrão de sono estável são muito importantes para saúde do bebê e de toda família", finaliza o pediatra.
Leia mais: Distúrbio do sono: sintomas, tratamentos e causas