Psicóloga, formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); com Extensão em Psicogerontologia (Terce...
iFazer sexo após uma briga ou discussão é rotina para muitos casais. A sexualidade ativa também pode se fazer presente em alguns momentos da vida do casal. Entenda as vantagens e desvantagens de ir acabar "se entendendo" na cama após uma briga:
Vantagens
Depois de um desentendimento, as pessoas podem se sentir afastadas emocionalmente, que a relação esteve em jogo ou até mesmo ter sentido muito próximas do término do relacionamento. Nestes casos, passada a sensação de medo e insegurança, é natural sentir vontade de se aproximar fisicamente, de estar o "mais perto possível". Esses desejos são uma tentativa de retornar à ligação e intimidade que foram ameaçadas durante a discussão.
Faça o teste: Briga de casal: você é um brigão profissional?
Durante uma briga ou discussão o casal pode ficar frente a frente com o fato de serem dois indivíduos. Eles se focam em suas diferenças, na sua individualidade e visão de mundo própria. Estar em contato com sua própria individualidade pode ser um motor para o desejo sexual. O desejo acontece quando cada um pode se perceber como um eu separado do outro, que precisa ir em busca do outro.
Desvantagens
Em geral, logo após uma briga ou discussão é comum que as pessoas fiquem ainda magoadas ou ressentidas. Às vezes, mesmo depois de se acertar, há aqueles que se sentem cansados ou estressados pelo desgaste emocional.
Nestes casos, é importante não passar por cima dos próprios sentimentos. Algumas vezes, o sexo neste estado de espírito é uma tentativa de se afastar destas emoções desconfortáveis. Contudo, ao suprimir as emoções, a mágoa e o ressentimento podem aumentar e causar brigas futuras.
Leia mais: Entenda a importância de o casal discutir a relação
Pode ser que após a briga, uma das pessoas do casal tenha desejo de ter relação, mas o outro não. É importante respeitar suas emoções, seu próprio ritmo, para não gerar outras questões em relação ao sexo como a perda da vontade, dificuldade com orgasmo, etc. Estar atenta também a sentimentos como culpa, que podem ser sinal de uma relação manipulativa e/ou abusiva. Nunca faça sexo motivada pela culpa.
O sexo de reconciliação, quando se torna recorrente, pode ser sinal de um casal que não está conseguindo lidar com seus conflitos em outras áreas da relação e usam o sexo como forma de apaziguar estes conflitos. Após a relação, é natural que os conflitos não resolvidos voltem e o casal se veja de novo repetindo as brigas, e o sexo, em um termo de ciclo de briga e reconciliação.
É importante observar suas emoções e de onde vem o desejo na hora do sexo de reconciliação. O mais importante é nunca agir para apaziguar, ou na base da culpa, ou como forma de não encarar os problemas mais profundos da relação.