Redatora especialista na cobertura de saúde, bem-estar e comportamento.
Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) e do Instituto Neurológico de Curitiba (INC), e publicado nesta sexta-feira (4) na revista "Brazilian Journal of Pain" (BrJP), revelou que de cada 10 pessoas, 7 apresentaram sintomas de bruxismo na atual pandemia de COVID-19.
Para chegarem à conclusão, os cientistas avaliaram 1.476 formulários respondidos por voluntários adultos brasileiros entre maio e agosto de 2020. Do total de fichas, 76% apresentaram ranger involuntário dos dentes associados a estresse e nervosismo.
A pesquisa ainda constatou que:
- 85% declararam apresentar apertamento diurno
- 57% relatou ranger de dentes
- 71% relataram tanto apertamento quanto ranger de dentes
- 100% estavam se sentindo nervosos ou estressados durante o período de afastamento social induzido pela pandemia de COVID-19
- 19% iniciaram sintomas de fadiga ou dor nos músculos da face ao acordar
- 21% iniciaram fadiga muscular e desconforto nos dentes ao acordar.
O estudo destaca que o fato do coronavírus SARS-CoV-2 ser um vírus de caráter não totalmente conhecido, emoções como medo e ansiedade sãogeralmente relacionados a ele, o que pode gerar estresse e sinais típicos na população, como a angústia e ranger ou apertar os dentes.
Para os cientistas, os resultados demonstrados na pesquisa demonstraram que todos os entrevistados se sentiram nervosos ou estressados durante o período de afastamento social gerado pela pandemia de COVID-19, o que sugere uma piora no estado de bem-estar.
Bruxismo: como aliviar o ranger dos dentes
O bruxismo é uma condição que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono - mas pode ocorrer quando a pessoa está acordada, em alguns casos.
Entre os sintomas mais comuns estão: dor de cabeça, dor na mandíbula, no pescoço e nos músculos da face, assim como zumbido no ouvido.
Situações de estresse, ansiedade e tensão são algumas das possíveis razões para o surgimento do bruxismo. Para aliviar os sintomas típicos do bruxismo, vale adotar algumas práticas no cotidiano:
1. Alimentos estimulantes
Bebidas, como o café, e alimentos, como o chocolate, devem ser evitados, por serem estimulantes e ativarem o estado de alerta do sistema nervoso central, causando uma agitação e impedindo o relaxamento.
2. Sono de qualidade
Passar um tempo longe do celular, computador e televisão pode ajudar a relaxar antes de dormir. Além disso, cuide para que o sono seja feito em um ambiente sem barulho. Isso tudo corrobora para a melhora do nosso metabolismo e esvazia nossa mente dos problemas externos.
3. Técnicas de relaxamento
Algumas técnicas e exercícios auxiliam no relaxamento dos músculos e maxilares. Meditação, yoga, acupuntura e massagem são práticas que podem ajudar na redução da tensão e do estresse.
4. Placa de mordida
A placa de mordida, seja ela de silicone ou de acrílico, é indicada para proteger a arcada dentária durante o sono, gerando alívio de eventuais dores de cabeça matinais e, a longo prazo, preservando a integridade do esmalte dental e a saúde dentária como um todo.