Redator de saúde e bem-estar, entusiasta de pautas sobre comportamento e colaborador na editoria de fitness.
Pelo quinto ano consecutivo, a Finlândia foi eleita "o país mais feliz do mundo", de acordo com o último World Happiness Report (Relatório Mundial da Felicidade). A medição é publicada pela Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e completa 10 anos em 2022.
No ranking, o Brasil ocupa a 39ª posição, sendo o terceiro país mais feliz da América Latina, atrás apenas da Costa Rica (23º) e Uruguai (30º). No último lugar da lista, está o Afeganistão (146º).
Os países são listados de acordo com uma nota que varia de zero a 10. A Finlândia, primeira colocada no ranking, tirou 7,82. Já o Brasil ficou com a nota 6,29. Veja abaixo os 10 países mais felizes do mundo e suas respectivas classificações:
- Finlândia (7,82)
- Dinamarca (7,63)
- Islândia (7,55)
- Suíça (7,51)
- Países Baixos (7,41)
- Luxemburgo (7,40)
- Suécia (7,38)
- Noruega (7,36)
- Israel (7,36)
- Nova Zelândia (7,20).
LEIA MAIS
6 em cada 10 brasileiros se dizem felizes, aponta pesquisa
8 maneiras de lidar com o cansaço mental
Critérios do relatório
O relatório é produzido com base em pesquisas realizadas pela Gallup, uma empresa americana de pesquisas de opinião. Os entrevistados são questionados sobre a sensação de felicidade e as respostas são relacionadas a outros conceitos, como o PIB, o índice de suporte social, expectativa de vida, liberdade, generosidade e corrupção.
Além disso, na produção do relatório, a equipe responsável também considerou a maneira como cada líder mundial gerenciou a crise sanitária provocada pela pandemia de COVID-19.