Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
Muitas pessoas com a pele negra, principalmente retintas, ficam com vestígios esbranquiçados e com o tom da pele acinzentado ao aplicarem grande parte dos protetores solares disponíveis no mercado. Este efeito também é conhecido como white cast. Mas por que ele acontece?
Segundo a pesquisa Afroconsumo 2021, realizada pela NielsenIQ, dos 110 fabricantes de protetor solar presentes no Brasil, apenas 4 possuem opções voltadas exclusivamente para a população preta.
Assim como cada tipo de pele, seja ela seca ou oleosa, pede por produtos exclusivamente voltados para essas condições, a ancestralidade também possui forte influência nas necessidades de cada indivíduo.
Segundo Katleen da Cruz Conceição, médica representante da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a pele negra costuma produzir uma quantidade maior de óleo no rosto, enquanto o corpo apresenta sinais de ressecamento. Assim, algumas substâncias são mais indicadas para a hidratação dessa população.
LEIA MAIS: Hidratação da pele negra: quais substâncias são indicadas?
Protetor solar x pele negra
Quando uma empresa desenvolve um produto destinado a um tipo de pele, o esperado é que estudos e testes tenham sido realizados com o envolvimento de pessoas que se encaixem no perfil do público alvo.
Dessa forma, os protetores solares para a pele negra são produzidos com formulação que se adapta a cor dessa população, evitando a mudança de tonalidade. Entretanto, a baixa fabricação desse tipo de produto faz com que muitas pessoas optem por marcas rotuladas para o público geral.
LEIA MAIS: Por que é difícil encontrar especialistas em pele negra?
"Alguns protetores solares são grossos e gordurosos e, por isso, você passa pouco para não deixar o rosto ou corpo oleoso e com um aspecto brilhante e esbranquiçado", comenta Katleen.
Entretanto, a dermatologista alerta a importância de usar uma quantidade de protetor que irá cobrir toda a pele, além de espalhar bem o creme para que ele seja absorvido rapidamente.
Pele negra também precisa de proteção solar
Assim como o incômodo com a aparência causada por grande parte protetores, muitos acreditam erroneamente que a população preta não precisa aplicar o filtro solar e, por isso, evitam utilizar o produto na frequência adequada.
"Há um mito onde muitas pessoas acreditam que a pele negra não precisa de protetor solar. Porém, isso é errado, pois a pele negra possui maior quantidade de melanina, manchando com mais facilidade", conta Katleen.
A médica explica que a quantidade maior de melanina confere à pele negra um fator de proteção natural de 13,4 - quantidade maior do que a presente na pele branca. "Mesmo assim, ela necessita de fotoproteção e, principalmente, com cor, pois a pele negra/pigmentada tende a manchar mais com a luz visível".
Como nem todo mundo consegue adquirir protetores solares exclusivamente voltados para a pele negra, já que além do baixo leque de opções, o valor dessa mercadoria costuma ser alto, há algumas alternativas para amenizar o efeito esbranquiçado causado por certos produtos.
"Pode-se usar filtro solar em sérum ou gel creme, oil free, e misturar com uma base da sua própria cor e aplicar no rosto. Fica incrível!", aconselha Katleen.