Graduação em Fisioterapia pela PUC-Campinas. Especialização em Fisioterapia Músculo-Esquelética (formato de residência m...
iA fisioterapia é uma profissão que envolve diversos tratamentos e procedimentos usados para as mais diversas reabilitações e prevenção físicas. Além do próprio tratamento fisioterapêutico tradicional, existem métodos que são utilizados para os mais diversos fins. Uma dessas técnicas fisioterapêuticas é o “famoso” RPG (Reeducação Postural Global).
Independente de qual método seja utilizado, a fisioterapia trata os distúrbios funcionais do corpo. O que muda em cada situação é a forma na qual o objetivo será alcançado. Por conta disso, muitas vezes, é possível que tratamentos diferentes sejam usados para corrigir uma mesma necessidade, como pode acontecer com a fisioterapia tradicional e o RPG.
Ao longo das sessões de fisioterapia com o método RPG, nós, especialistas na área, determinamos posturas e também a sua forma de aplicação, realizando pequenos ajustes em alongamentos sentados, deitados e até em pé. Esse tipo de tratamento não tem contraindicações para faixas etárias em suas sessões de aproximadamente uma hora.
Diferença entre RPG e fisioterapia tradicional
Mas existem diferenças nos métodos e a principal distinção entre o tratamento clássico e o realizado no RPG é que o RPG tem o foco global utilizando posturas específicas da técnica. Já no tratamento convencional é possível utilizar outras técnicas, inclusive locais, de acordo com a necessidade do paciente.
É importante salientar que cada método de tratamento deve ser centrado no paciente e, muitas vezes, uma técnica que funciona para um caso pode não ter a mesma efetividade para outro caso, mesmo que tenham o mesmo diagnóstico.
Por isso, é de extrema importância que antes de iniciar qualquer tratamento fisioterapêutico seja feita uma avaliação profissional para que seja identificado o melhor caminho para o tratamento, inclusive quais técnicas podem ser usadas para o caso.