Graduado pela Universidade de Passo Fundo. Residência médica em Dermatologia no Hospital das Clínicas da Faculdade...
iRedatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
O desejo por um rosto hidratado e uniforme faz com que muitas pessoas invistam em diferentes produtos dedicados ao cuidado com a pele. Entre eles, estão os famosos cremes e pomadas para a área dos olhos.
Com o objetivo de, principalmente, clarear as olheiras, esses produtos costumam prometer a melhora na coloração e na aparência da região.
Porém, com a popularização de vídeos com a temática skincare, vem se falando muito sobre a ineficácia da maior parte dos cremes voltados para a pele ao redor dos olhos. Mas será mesmo que essa região do rosto não é tão afetada por produtos estéticos popularmente conhecidos?
Eficácia de cremes para os olhos
De acordo com Renato Pazzini, médico dermatologista, para responder a pergunta, o mais importante é entender qual é o objetivo do tratamento para a área dos olhos. “Se for para o tratamento de bolsas, por exemplo, o skincare realmente não será eficaz”, conta.
Porém, se o desejo é clarear e melhorar algumas linhas finas, o uso de produtos corretos pode trazer benefícios.
“Dito isso, é importante esclarecer que essa é uma região de pele muito fina e delicada. Por isso, os ativos utilizados são em concentrações menores e os resultados mais pobres. Muitas vezes, os produtos para a área dos olhos são caros e realmente pouco eficazes - é preciso pesar o benefício e consultar um profissional para entender qual é o produto adequado para a queixa”, explica o especialista.
Componentes que reduzem olheiras
Quando o foco é clarear uma região do rosto, algumas substâncias presentes em cremes e em pomadas para a área dos olhos podem ajudar a alcançar esse objetivo. Entre elas estão a niacinamida e o retinol.
“A niacinamida, ou vitamina B3, tem uma vasta ação sobre a pele: além de hidratar, promove redução de rugas finas e melhora de manchas acastanhadas e avermelhadas. Ela pode ser uma grande aliada do skincare para tratamento geral da pele e também das olheiras”, diz Renato.
Além disso, o médico ressalta que o retinol também possui um bom efeito para as linhas finas. Entretanto, vale um alerta: é importante que ele seja usado nas concentrações corretas, evitando irritação ou queimaduras.
Tratamento caseiro para olheiras
Há quem opte por ingredientes de origem natural e receitas caseiras na hora de cuidar da pele. Entretanto, apesar de populares, eles não são ideais para clarear a região - mas podem ser usados para amenizar o inchaço dos olhos.
“Os tratamentos caseiros podem ser utilizados para diminuição do edema das pálpebras inferiores. Vou explicar melhor: a região das pálpebras possui uma drenagem linfática ruim, por isso acordamos com um leve edema nas pálpebras pela manhã (que se acentua nas noites mal dormidas) e vai gradativamente melhorando ao longo do dia”, explica Renato.
Assim, o médico conta que compressas geladas, como aquelas feitas com rodelas de pepino, podem ajudar a diminuir o inchaço causado pelo processo de vasoconstrição.
“Infelizmente, para a redução de rugas e manchas, o uso de substâncias caseiras deve ser evitado. Como eu mencionei, essa é uma região de pele muito sensível e o uso de produtos em concentrações erradas pode piorar o problema”, finaliza o dermatologista.