Referência no país em nutrição funcional integrativa, atua na prevenção tratamento de patologias como doenças autoimunes...
iRedatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
O queijo canastra conquistou a primeira colocação no ranking “50 melhores queijos do mundo”, organizado pelo guia gastronômico The Taste Atlas e divulgado no dia 21 de junho. A iguaria brasileira passou à frente de queijos como o francês mont d’Or e os italianos parmigiano reggiano e burrata.
A lista foi elaborada com a participação de viajantes de todo o mundo e incluiu 50 tipos de queijos de diferentes países, como Itália, França, Grécia, Portugal, Croácia, Bósnia, entre outros. Confira a lista completa abaixo:
Essa não é a primeira vez que o queijo produzido na Serra da Canastra, em Minas Gerais, foi prestigiado. Em 2021, o Brasil conquistou cinco medalhas “super ouro” — a mais almejada — na Mondial du Fromage et des Produits Laitiers, o mais importante concurso de produtos lácteos da França.
Saiba mais: Queijos: os prós e contras de treze tipos
Duas dessas medalhas foram para produtores de queijo canastra: reserva do Ivair José de Oliveira (Serra da Canastra, MG) e Canastra Serjão maturado 100 dias, de Sérgio de Paula Alves (Piumhi, MG).
Benefícios do queijo canastra
Servido com café, como petisco ou em receitas, o queijo canastra vai bem em qualquer ocasião. Não à toa, ele é considerado Patrimônio Cultural e Imaterial tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e sua região de produção, o Parque Nacional da Serra da Canastra, é reconhecida pelo Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).
Além do sabor único, o canastra também traz benefícios para a saúde, isso porque ele é rico em gordura boa. “Quando o queijo passa pelo processo de fermentação ou de cura, a lactose e a caseína são degradadas e desnaturadas. Então, o que fica é a gordura boa, que traz saciedade e auxilia no processo de emagrecimento”, explica a nutricionista funcional integrativa Luanna Caramalac Munaro.
Segundo a especialista, o queijo canastra, quando combinado com uma fonte de proteína, ajuda a promover a saciedade, uma boa estratégia para quem está em processo de emagrecimento. O ingrediente também pode ser adicionado em receitas mais elaboradas, como lasanhas saudáveis e omeletes. “Ele é muito indicado para estratégias de emagrecimento no estilo low carb”, ressalta.
Leia mais: 4 receitas para combinar o frango com queijos
Porém, Luanna alerta que, apesar de ser um alimento saudável, o queijo canastra deve ser comido com moderação e deve entrar na dieta com a orientação do nutricionista. “Tudo que é comido em excesso é prejudicial à saúde”, reitera. “As quantidades variam muito para cada indivíduo. Não existe uma quantidade ideal, existe o que é ideal para cada pessoa naquele momento”, completa a nutricionista.