Redatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso da vacina contra COVID-19, da farmacêutica Pfizer, em crianças entre 6 meses e 4 anos de idade, na última sexta-feira (16). Com isso, o imunizante já pode ser aplicado no país para esta faixa etária.
Após a aprovação, o Ministério da Saúde informou em nota, no domingo (18), que vai disponibilizar a vacina para esse público. “O Ministério da Saúde tem contrato com a Pfizer para fornecimento de todas as vacinas aprovadas pela Anvisa e incluídas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19 (PNO). Havendo aprovação da recomendação pela área técnica da pasta, as vacinas serão disponibilizadas para todo Brasil, como já ocorre com as demais faixas etárias”, informou a pasta.
Leia mais: COVID-19: melhor vacinação de crianças evitaria 3 mil óbitos
De acordo com a Anvisa, a autorização do uso do imunizante a partir dos 6 meses de idade veio após “uma análise técnica de dados e estudos clínicos conduzidos pelo laboratório”. Ainda segundo a agência, a avaliação da equipe técnica, que teve início no dia 1º de agosto, julga que a vacina da Pfizer é segura e eficaz também para crianças nessa faixa etária.
Como funcionará a vacinação de crianças de 6 meses a 4 anos?
Em comunicado oficial, a Anvisa esclareceu que o imunizante tem dosagem e composição diferentes para crianças entre 6 meses e 4 anos daquelas utilizadas para as faixas etárias posteriores, que já estavam aprovadas previamente.
“A formulação da vacina autorizada hoje deverá ser aplicada em três doses de 0,2 mL (equivalente a 3 microgramas). As duas doses iniciais devem ser administradas com três semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose administrada pelo menos oito semanas após a segunda dose”, explicou a Agência.
Saiba mais: COVID longa também pode afetar crianças e bebês, diz estudo
Para fazer a diferenciação das vacinas para diferentes faixas etárias, a tampa do frasco do imunizante próprio para crianças de 6 meses a 4 anos terá a cor vinho. Já os fracos com doses para quem tem de 5 a 11 anos terão a cor laranja, enquanto o roxo fica destinado às vacinas para crianças acima de 12 anos. Veja com mais detalhes a seguir:
Segundo a Anvisa, a vacina tem 12 meses de validade, quando armazenada em temperatura entre -90ºC e -60ºC. Após retirado do armazenamento, o frasco fechado pode ser armazenado em geladeira entre 2ºC e 8ºC em um período de 10 semanas, não excedendo a data de validade original.