Membro da Sociedade de Infectologia do Estado do Rio de Janeiro, ele é graduado em Medicina pela Universidade Gama Filho...
iRedatora especialista na elaboração de conteúdo sobre saúde, beleza e bem-estar.
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece à população brasileira acesso gratuito a diversas vacinas. Mesmo assim, muitas pessoas deixam de comparecer aos postos de saúde para atualizar a caderneta de vacinação, especialmente na idade adulta - o que favorece a ocorrência de doenças em todas as faixas etárias.
Por isso, vale reforçar que não são somente as crianças que precisam se vacinar. Segundo o Ministério da Saúde, a partir dos 20 anos, é necessário se imunizar ao menos contra sarampo, caxumba, rubéola, hepatite B, febre amarela, difteria e tétano. Por isso, listamos abaixo 5 motivos para você tomar todas essas vacinas e manter a sua imunização em dia:
1. Te protege de doenças
A vacinação é uma das principais formas de prevenir doenças, inclusive as que podem colocar a vida em risco, como a hepatite B, a tuberculose, a poliomielite e o sarampo. Prova disso é que os imunizantes evitam até 3 milhões de mortes por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
É importante, então, tomar todas as vacinas recomendadas para a sua idade e/ou grupo, sempre consultando a carteira de vacinação para saber quando é preciso tomar uma nova dose. “Os antígenos são estudados para prevenir doenças em um determinado intervalo de tempo. Se a pessoa não toma o reforço, ela fica menos protegida”, explica o infectologista Rodrigo Lins, da Sociedade de Infectologia do Estado do Rio de Janeiro.
2. Ajuda quem está ao seu redor
O que muitas pessoas esquecem também é que a vacinação aumenta as chances de erradicar uma doença, porque quanto mais indivíduos estiverem vacinados, menor é o número de infectados e menor as chances de transmissão.
Esse fator, inclusive, está relacionado com a importância de se vacinar mesmo contra as doenças que já foram eliminadas no Brasil, a fim de que elas não ressurjam por meio de turistas e imigrantes.
Ou seja: tomar vacina é um gesto de cidadania, afinal, quando se faz essa escolha, você não está somente se preservando, mas também protegendo crianças e pessoas que não podem se vacinar por recomendações médicas.
3. Aumenta a imunidade
A vacinação consistente desde a infância também resulta em um aprimoramento geral da imunidade. “Com esse hábito, você treina o sistema imune para reagir melhor às doenças que as vacinas buscam combater e também a outras ameaças”, explica o infectologista Rodrigo Lins.
Logo, ela deve ser entendida como uma das práticas necessárias para a manutenção de uma vida saudável, assim como fazer exercícios e seguir uma alimentação equilibrada.
4. Reduz gastos com saúde
Já parou para pensar em quanto você gasta quando fica doente? Dependendo da doença e da gravidade do seu estado geral, pode ser necessário comprar vários remédios, ir muitas vezes ao médico e, às vezes, até passar um dias em internação no hospital. Ao se vacinar, você tem a chance de evitar todo esse gasto de tempo e dinheiro.
5. Diminui a resistência a antibióticos
Outra vantagem é a de combater a resistência das bactérias aos antibióticos. Isso porque a vacinação ajuda a evitar infecções e, consequentemente, o uso prolongado de remédios, diminuindo a possibilidade de os microrganismos criarem resistência a eles.
Portanto, caso você não esteja com a caderneta em dia, vá até um posto de vacinação, Unidade Básica de Saúde (UBS) ou um laboratório especializado para que as vacinas sejam tomadas o quanto antes. E aproveite esse momento para já programar a aplicação das próximas doses.