Personal trainer da equipe Nutrindo Ideais (@nutrindoideais) e criador do método Performance+. Com o objetivo de cuidar...
iRedatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
Assim como andar de bicicleta, a natação vai além da prática de um exercício físico ou da participação em competições. A atividade é divertida e pode ser realizada em diferentes ambientes, trazendo benefícios, como a melhora da respiração e o desenvolvimento dos músculos.
Apesar de, muitas vezes, ser ensinada durante a infância, não há idade limite para o início da natação. “A grande verdade é que todo mundo tem a capacidade de aprender uma nova habilidade motora, mas vale lembrar que existem fases em que elas devem ser mais exploradas que na infância”, conta Matheus Vianna, profissional de Educação Física.
Tempo de aprendizado
Seja um esporte ou uma língua estrangeira, a infância é o melhor momento para aprender uma nova atividade, já que é criada uma base para futuras ligações neurais nessa época. Dessa forma, ao ensinar algo para uma pessoa adulta, é preciso entender as diferentes necessidades e limitações de cada idade.
Matheus explica que, entre os tópicos a serem considerados, está o processo de aprendizagem motora. Iniciados desde o nascimento, o desenvolvimento da coordenação, o reflexo e as habilidades físicas possuem influência no ritmo e na capacidade corporal de adultos.
Confira: 8 maneiras de melhorar o seu desempenho na natação
Logo, o especialista conta que há diferenças no tempo de aprendizado entre adultos e crianças em relação à natação. Para adultos ativos, que foram estimulados na infância a praticar exercícios e a explorar suas habilidades motoras, aprender a nadar não é algo que trará grandes dificuldades.
“Agora, para aqueles que não foram estimulados na infância e até mesmo nunca fizeram natação, o entendimento daquele novo movimento pode demorar um pouco mais. Entretanto, nada como um dia após o outro para aprender a nova habilidade”, diz Matheus.
Benefícios da natação
A atividade proporciona uma série de benefícios para a saúde, como:
- Ganho de força;
- Melhora da coordenação motora;
- Ganho de condicionamento cardiovascular;
- Melhora da respiração;
- Auxílio no processo de emagrecimento.
Como começar a nadar?
O primeiro passo é encontrar alguém de confiança, preferencialmente uma escola especializada em natação. Antes de pular na água, é preciso entender os riscos da atividade e executar uma série de alongamentos corporais.
A piscina costuma ser o local mais indicado para aulas de natação, mas não exclui alguns cuidados necessários. O cloro, presente na água, pode prejudicar a saúde dos olhos e dos cabelos. Por isso, o uso de óculos e de touca é recomendado, além de lavar bem o corpo ao sair da piscina.
Seguir as instruções, praticar e entender os próprios limites são pontos essenciais para que adultos consigam aprender a nadar. É preciso ter em mente que erros podem ser cometidos e que cada um possui ritmos diferentes para adquirir um novo conhecimento.
“Não tenha medo, as fases de aprendizagem mais difíceis passam, todo mundo começa de um ponto de partida. O mais importante é a constância para chegar ao objetivo final, que será aprender a nadar”, aconselha Matheus.