Nutricionista com mestrado em Neurociências e Biologia Celular e especialização em genômica nutricional, nutrição Clínic...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
Independente do nome utilizado, a mandioca é um tubérculo com alto valor nutricional e pode trazer diversos benefícios ao organismo. Ela é rica em potássio e fibras, além de ser uma ótima fonte de vitamina C e resveratrol — antioxidantes que ajudam na prevenção de diversas doenças, como o câncer e a anemia.
Por ser um alimento fonte de carboidratos complexos, seu consumo também promove mais energia ao corpo, especialmente para pessoas que praticam atividades físicas regularmente. Demais, não é?
Pensando nessas vantagens, o MinhaVida listou os onze maiores benefícios da mandioca. Dá uma olhada!
1. Bom funcionamento do intestino
A mandioca é uma boa fonte de fibras e de amido resistente, de modo que seu consumo ajuda a reduzir inflamações, facilitando o processo digestivo e prevenindo problemas intestinais, como prisão de ventre.
"As pessoas que geralmente têm o intestino preso é por não estarem trabalhando corretamente o movimento peristáltico, e isso retarda a digestão. E a mandioca por ter potássio, auxilia na contração muscular", explica o nutricionista Carlos Cristovão em entrevista prévia ao MinhaVida.
2. Previne o câncer
Um dos destaques da mandioca é que ela é uma fonte importante de antioxidantes, como a vitamina C, que protegem o organismo contra a degradação das células e fortalecem o sistema imunológico, agindo na prevenção do câncer.
3. Fortalece o cabelo
Os benefícios do tubérculo para os fios são diversos, uma vez que ele traz uma carga enorme de nutrientes e vitaminas importantes. Além de ajudar a hidratar, ele recupera os fios porosos e aumenta o brilho — e ainda contribui para o crescimento, uma vez que também fortalece as madeixas.
4. Alivia os sintomas da artrite
Além de suas propriedades anti-inflamatórias e imunoestimulantes, a mandioca contém um composto bio-orgânico chamado saponina, também conhecido como saponosídeo, que melhora o estado das articulações que estão afetadas pela artrite, limitando ou freando sua deterioração.
5. Previne a anemia
O ferro é um dos nutrientes que mais se destaca na mandioca. Sendo um dos principais componentes da hemoglobina, a deficiência do mineral provoca o declínio na produção células vermelhas pelo organismo — caracterizando um quadro de anemia falciforme. A presença de folato na composição do tubérculo também está associada a um risco menor de anemia.
6. Ameniza os danos de raios ultravioletas na pele
Segundo estudos, o resveratrol presente na mandioca é capaz de retardar ou de reverter os efeitos deletérios decorrentes da radiação ultravioleta, combatendo a pigmentação irregular provocada pelos raios do sol. Isso ocorre pois, além de ter ação anti-inflamatória, suas propriedades antioxidantes agem diretamente na prevenção do envelhecimento da pele.
7. Benéfica para os olhos
A mandioca é um alimento que contém vitamina B1 em sua composição, capaz de neutralizar doenças como glaucoma e catarata em decorrência da degeneração macular. Além disso, segundo uma pesquisa publicada no The American Journal of Clinical Nutrition, o consumo de vitamina C também diminui os riscos de desenvolvimento de catarata.
8. Reduz o colesterol
Devido à quantidade de fibras que a mandioca possui, ela atua de forma benéfica diretamente no intestino, ajudando a diminuir os níveis de colesterol ruim e a glicemia no sangue — o que é bastante positivo na prevenção de doenças como diabetes, infarto e derrame.
9. Bom para praticantes de atividades físicas
Por ser uma boa fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico, a mandioca pode ser uma aliada para pessoas que praticam atividades físicas regularmente. Além de promover mais energia antes e após o treino, ela é bem menos calórica e ajuda no processo de emagrecimento.
10. Livre de glúten
Um destaque da mandioca é que, como outros tubérculos, ela não contém glúten e pode ser incluída na dieta de pessoas com doença celíaca ou intolerantes. Sendo tão versátil, ela pode ser incluída em diversas receitas saborosas e saudáveis. Confira 11 pratos nutritivos com mandioca para preparar em casa.
11. É benéfica para gestantes
A presença de folato em sua composição torna a mandioca ótima para ser consumida durante a gestação, uma vez que ele contribui para o desenvolvimento saudável do bebê.
"É benéfica ao intestino já que na gravidez o órgão fica mais lento. A mandioca também possui folatos que auxiliam na formação do tubo neural no feto. E, por fim, fornece uma boa quantidade de energia para a mãe e para o bebê sem causar picos de glicemia, prevenindo o diabetes gestacional", explicou a nutricionista Thayana Kirchhoff, em entrevista prévia ao MinhaVida.