Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
Enquanto algumas famílias optam por seguir tradições familiares, outras buscam inspiração nos mais diversos temas para darem sentido ao nome do bebê que está chegando — como nomes neutros, inspirados em flores, países ou mesmo estrelas.
Os nomes inspirados em pedras preciosas, além de elegantes e bonitos, buscam mostrar o quão preciosa e importante a criança é para a família. As pedras podem carregar diferentes significados, relacionados à felicidade, à proteção e à luz.
Se você está buscando opções bonitas e elegantes para nomear o seu bebê, conheça 32 nomes femininos e masculinos e seus significados:
Nomes femininos inspirados em pedras preciosas
Ágata: considerada uma pedra de proteção e felicidade em várias crenças, como no Islã, Ágatha é um nome de origem grega e deriva da palavra agathós, que significa “bom”. Também já nomeou uma santa da Igreja Católica.
Âmbar: apesar de não ser um mineral, é utilizada na composição de joias e bijuterias. O nome tem origem árabe, anbar, e significa “a que flutua”. Sua variante, Amber, também é uma opção bonita para nomear o bebê.
Alexandrita: variação do mineral crisoberilo, essa pedra preciosa muda de dor de acordo com a iluminação local. Seu nome provavelmente é diminutivo de Alexandra, que vem do grego Aléxandros, e significa “pequena protetora do homem” ou “pequena defensora da humanidade”.
Blenda: mais conhecida como “esfarelita”, Blenda é bastante usada como gema para composição de pedras preciosas e joias. O nome em si vem do verbo blanda, que significa “deslumbrar, cegar”, e carrega o sentido de algo admirável e glorioso.
Aquamarine: segundo mitos, a pedra preciosa era usada como tesouro para sereias e outros seres místicos. O nome, que se tornou popular no Brasil com o lançamento do filme de mesmo nome, em 2006, significa “água-marinha”.
Coral: também chamada de coral preciosa ou coral vermelha, essas pedras possuem a cor vermelha ou rosa avermelhado e são encontradas no fundo do mar rochoso.
Cristal: uma das pedras preciosas mais conhecidas do mundo, Cristal é um nome que se origina do grego krystallos e significa “gelo” ou mesmo “quartzo”, dando sentido de que é puro e límpido. Outro significado, de origem escocesa, diz que o nome significa “aquela que guarda e protege Cristo dentro de si”.
Esmeralda: considerada uma das pedras mais valiosas do mundo, a Esmeralda tem um aspecto esverdeado e, na Bíblia, é uma das doze preciosas que compunham a nova muralha de Jerusalém. O nome tem dois significados: um grego, smaragdus, que significa “clarão, raio, relâmpago”, e outro francês, vindo do Esmer, que significa estima.
Gemma: do latim “pedra preciosa”, Gemma é o nome de um mineral, rocha ou material petrificado que pode ser usado em joias ou ser colecionado.
Greta: é um dos tantos nomes variáveis de Margarida e significa “pérola” ou “criatura de luz”. É especificamente a versão sueca encurtada, mas também muito usada na Alemanha.
Jade ou Jady: segundo lendas, a pedra preciosa de cor verde ajudava na cura de problemas renais. Por isso, o nome Jade vem do latim ilia, que quer dizer “pedra do flanco” ou “pedra do lado”.
Lazuli: lápis-lazúli ou lazulita é uma rocha composta por vários minerais, de uma cor azulada, e é utilizada como gema na composição de várias pedras preciosas. Famosa entre as realezas desde 7 mil a.c, especialmente pelos faraós do antigo Egito.
Maísa: de origem escocesa, Maísa se originou a partir de Maise ou Mysie, o diminutivo de Mairead, e significa “pérola”.
Opala: pedra preciosa que pode ter variadas cores, acredita-se que o nome tenha origem mitológica. Ops era o nome de uma deusa romana da fertilidade, esposa de Saturno. Durante as festas em honra ao deus, as oferendas dadas a Ops eram consideradas Opalia.
Pérola: famosa na história como um dos principais ornamentos feminino, o nome vem do latim perla, que significa “feminina”, “pura” e “bela como a lua”.
Rubi: a origem vem do latim ruber, que significa literalmente “vermelho”. Além de ser um nome moderno, bonito e simples, Rubi remete a algo precioso. Em alguns países, também é usado como nome masculino. A forma Ruby também é comum entre os brasileiros.
Safira ou Zafira: é o nome que se dá a uma pedra preciosa de cor azul. Literalmente é uma palavra de origem grega, que significa “o preferido de Saturno”. A variante Safira também é uma opção bonita e moderna para nomear o bebê.
Serafina: também conhecida como Serafinita, o nome tem origem a partir do hebraido Seraphim, de saraph, que significa “arder” — ficando com o significado de “incandescente”, “celestial, “ardente” e “angelical”.
Nomes masculinos inspirados em pedras preciosas
Citrino: encontrada praticamente em todos os países do mundo, Citrino é uma pedra preciosa que pode apresentar a cor amarelo ou amarelo esverdeado brilhante — o que justifica seu significado, “pedra limão”.
Heliodoro: para os mais místicos, Heliodoro é considerado um cristal energizante, pois a palavra remete à energia que recebemos do sol. O nome é grego e significa literalmente “presente do sol”.
Jacinto: além de ser o nome de uma flor, Jacinto também é o nome de uma linda pedra preciosa, um tipo de zircão de cor amarelada.
Berilo: algumas variedades do mineral berilo são consideradas pedras preciosas ou semipreciosas. Os druidas utilizavam o Berilo como cristal divinatório e os antigos escoceses o chamavam de “pedra do poder”. O nome vem do grego beryllos e significa “bela cor azul-esverdeada da água do mar” ou “pedra verde-clara”.
Esfênio: mineral cristalino também conhecido como Itania, seu nome vem do grego sphens e significa “canto”, devido à forma característica de seus cristais.
Jadson: ainda que esse nome apresente várias possibilidades, uma delas aponta para uma inspiração em pedras preciosas. Jadson pode ser um nome patronímico, devido à partícula son, que significa filho em inglês, em comunhão com Jad, que lhe dá o significado de “filho de Jade”, “filho de uma pedra preciosa”.
Crisoprásio: conhecido como “pedra de Vênus”, Crisoprásio é uma variedade de quartzo bastante preciosa e costuma ser encontrada na cor verde-amarelada.
Jaspe: é uma pedra preciosa vermelha que, por ser lustrada, é utilizada para compor vasos, selos e caixas de rapé. Em inglês, Jasper, com “r” no final, é uma versão do nome Gaspar. Esse, por sua vez, é um nome persa que significa “aquele que leva tesouros”, pois é o nome de um dos três reis magos que visitaram Jesus durante seu nascimento.
Pedro Lucas: é um nome comum e conhecido, mas que tem tudo a ver com pedras preciosas! Pedro, do grego pétros, significa “pedra” ou “rocha”, enquanto Lucas, do grego loukás, quer dizer “luminoso”. Dessa forma, Pedro Lucas significa, literalmente, "recheio luminoso” ou "pedra de luz”, “pedra brilhante”.
Larimar: também conhecida como “pedra do Stefilia”, é uma pedra de diferentes cores, sendo mais comum encontrá-la em tons de azul, como petróleo e o claro.
Olivin: variante de nomes como Olívio ou Oliver, em línguas eslavas, Olivin é a versão masculina de Olivina, um mineral esverdeado usado como gema em joalherias. Por ser frequente em vulcões, também é conhecido como peridoto, palavra que pode ter origem no árabe faridat, que significa “pedra preciosa” e "pérola''.
Ametrino: é uma variedade de quartzo que consiste na fusão única da ametista com o citrino. É uma pedra bicolor que apresenta a mistura de cores amarela com violeta. Para os povos antigos da América do Sul, era considerada a pedra da mediunidade.
Ônix: em sua cor preta, é uma das pedras mais valorizadas do mundo. Na antiguidade, os romanos consideravam-na uma pedra que protegia, enquanto os gregos acreditavam que ela tinha poderes no amor.
Topázio: sendo uma pedra preciosa muito valiosa, o nome Topázio tem origem grega e significa “pedra preciosa amarela”, ganhando o sentido de “pedra do sol” ou “pedra do fogo”.