Coordenadora e Docente do Curso de Nutrição do CEUNSPMestre em Ciências da SaúdeEspecialista em Nutrição ClínicaEspecial...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iVocê já passou pelo setor de frutas de um supermercado e se deparou com um alimento escuro, de formato meio comprido e achatado, com casca marrom bem dura? Muita gente, provavelmente, nunca sequer cruzou na vida com esse item diferentão, mas te garantimos aqui: vale a pena saber um pouco mais sobre ele e dar uma chance para suas papilas conhecerem seu sabor.
O tal alimento que estamos falando é o jatobá (esse aí que você está vendo na imagem acima!). Também conhecido popularmente como jutaí, ele é um fruto típico do cerrado brasileiro e da Mata Atlântica, e costuma ser consumido de diversas maneiras a depender da região.
Ainda que sua aparência não seja tão apetitosa, ao quebrar a casca dura do fruto, é possível encontrar uma polpa de cor amarelada e esfarelenta, que gruda nos dentes e no céu da boca. Além da consistência única, o jatobá possui um sabor docinho e um odor característico que divide muitas opiniões.
Apesar de ter partes comestíveis com um interessante valor nutricional e de baixo custo, o jatobá é um fruto excluído do cardápio cotidiano de muitas pessoas, o que faz dele uma planta alimentícia não convencional (PANC), conforme explica a coordenadora do curso de Nutrição do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp), Vanessa Zanoni Carvalhaes.
Mas se você está buscando outras informações que te convençam a provar o fruto, listamos a seguir alguns dos principais benefícios do jatobá. E mais: te ensinamos também as melhores formas de consumir o alimento — que não precisa ser, necessariamente, puro. Confira:
Benefícios do jatobá
Em primeiro lugar, é importante saber que o fruto de casca dura é rico em vitamina C, oferecendo propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Além disso, segundo Vanessa Zanoni Carvalhaes, devido a sua quantidade significativa de fibras alimentares, o jatobá reduz a absorção de açúcares e gorduras, contribui para a saciedade, melhora o funcionamento intestinal e ainda auxilia na diminuição do colesterol.
Os compostos antioxidantes presentes no jatobá ainda são importantes na proteção de nossas células contra os efeitos danosos causados pelos radicais livres, prevenindo doenças cardiovasculares e fortalecendo a resposta imunológica. Se não bastasse, sua polpa também é fonte de minerais como magnésio, cálcio, fósforo e potássio.
Como consumir o jatobá
É exatamente por sua consistência farinácea que o jatobá é muito utilizado como uma espécie de farinha nutritiva em preparações culinárias, como bolos, pães e biscoitos. Devido ao sabor adocicado e aromático, ele também pode ser acrescentado em geléias, licores, iogurtes e sucos, ou ser consumido junto com outras frutas.
A nutricionista Neide Rigo, que é referência em PANCs no Brasil, ensina outra sugestão fácil de consumo do jatobá. Em uma postagem no Instagram, a especialista mostra que é possível “empanar” uma banana na farinha do fruto, fatiá-la e comê-la como um delicioso lanchinho — que pode ser enriquecido com sementes e outros ingredientes aromáticos, como cardamomo.
Embora não seja consumida diretamente, a casca dura do jatobá também apresenta composição rica em nutrientes. Portanto, muitas pessoas a utilizam no preparo de chás para usufruir de suas propriedades farmacológicas, relacionados ao combate de anemias, problemas renais, dores de garganta e doenças respiratórias.