Formado e pós-graduado pela USPEx-Preceptor da disciplina de Ginecologia da USPPrêmio "Melhor Médico Residente" pela dis...
iRedatora especialista em temas relacionados com bem-estar, família e comportamento.
Muitos questionamentos podem surgir na hora de começar a planejar uma gestação. Alguns deles são fruto de crendices que se popularizaram e que acabaram se tornando “senso comum”. Para acabar com as dúvidas, falamos com Igor Padovesi, ginecologista e obstetra do Hospital Albert Einstein, que respondeu os principais mitos envolvendo as chances de uma pessoa engravidar. Confira:
É possível engravidar estando menstruada?
Não. Em mulheres com ciclos normais, a menstruação é o período mais seguro, já que é a fase do ciclo mais distante do período fértil (que ocorre entre as menstruações). O que acontece é que algumas mulheres podem ter ciclos menstruais anormais, com sangramentos irregulares, por vezes próximos das ovulações.
Tomar pílula anticoncepcional por muito tempo faz a mulher ficar estéril ou ter dificuldade para engravidar?
Não, isso é muito bem estudado hoje em dia e não há dúvida dessa informação – o uso prolongado de anticoncepcionais não prejudica a fertilidade de nenhuma forma.
Quem tem síndrome de ovário policístico ou endometriose não consegue engravidar?
Não. Ambas são condições que podem prejudicar a fertilidade, mas não são impeditivas de gravidez. A maioria das mulheres com ovários policísticos ou com endometriose vai conseguir engravidar naturalmente, mas em comparação com mulheres que não têm essas condições, a chance de infertilidade é consideravelmente maior.
Obesidade e sobrepeso dificultam uma gravidez?
Sem dúvida, é uma grande causa de infertilidade, geralmente relacionada a problemas ovulatórios. Em mulheres obesas, perder de 5% a 10% do peso corpóreo aumenta significativamente a fertilidade natural.
Estresse impede a gravidez?
Indiretamente pode dificultar, já que pode interferir na regularidade das ovulações e das menstruações.
É possível engravidar depois dos 45?
Naturalmente é possível, mas muito difícil, sendo uma situação de exceção. A chance de gravidez natural é muito baixa, o risco de aborto espontâneo é altíssimo e a chance de doenças como síndrome de Down também é bem alta. Porém, usando óvulos mais jovens (próprios ou doados), tecnicamente é possível engravidar até depois da menopausa.
Cigarro e álcool diminuem as chances de engravidar?
Sim, ambas as condições, principalmente o tabagismo, estão associadas a piores índices de fertilidade e maiores chances de complicações da gestação, como gestação ectópica.
Sedentarismo diminui as chances de engravidar?
Não há dados concretos sobre isso. Mas há diversos outros problemas bem conhecidos do sedentarismo, não sendo recomendável, inclusive para mulheres tentando engravidar ou mesmo durante a gravidez.
Quem já passou por um aborto tem menos chances de engravidar?
Pelo simples fato de já ter tido um aborto, não. Mas a causa mais comum de aborto espontâneo é a idade avançada da mulher, o que além de aumentar o risco de aborto, também já provoca uma menor chance de engravidar .