Médica especialista em Dermatologia, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia SBD e Membro da Sociedade Brasileir...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
Seja para um evento esportivo ou data comemorativa, a pintura facial é uma prática bastante comum, especialmente entre as crianças. Apesar de ser uma forma divertida de expressar a criatividade e de entrar no clima da ocasião, ela requer alguns cuidados quanto à saúde da pele.
Isso pois, dependendo do produto utilizado, há um risco maior de alergias e irritações na pele e nos olhos, além do agravamento de doenças preexistentes, como acne. Sinais como ardência, vermelhidão e ressecamento podem surgir desde o primeiro momento da aplicação ou até horas depois. Em casos mais graves, algumas tintas podem causar manchas e até mesmo cicatrizes.
Os riscos são ainda maiores para as crianças, que possuem a pele mais fina e com menos pigmentação que a pele adulta. Uma vez que os mecanismos de autoproteção são menos desenvolvidos, a cútis infantil é particularmente sensível às substâncias presentes nas tintas e pode apresentar dermatite de contato.
Qual a melhor tinta para pintar o rosto?
Os cuidados para a pintura facial devem começar a partir da escolha da tinta. Produtos não específicos para uso cutâneo e não dermatologicamente testados são geralmente os responsáveis por quadros alérgicos e devem ser evitados.
Segundo a dermatologista Meire Gonzaga, existem produtos específicos para este fim. Tintas feitas à base de água são menos agressivas e podem ser retiradas com facilidade, sendo opções mais seguras para o uso. Além de dermatologicamente testados, algumas possuem versões hipoalergênicas — de modo que podem ser usadas em pessoas com pele sensível e até crianças.
Apesar disso, é sempre importante checar o rótulo da tinta para se certificar de que a fórmula não possui nenhuma substância que possa causar uma dermatite de contato.
De acordo com Meire, pessoas com a pele machucada ou com alergias a corantes e substâncias químicas são contraindicadas ao uso de tinturas, independente do tipo. Além disso, lembre-se sempre de checar o prazo de validade do produto.
Pode usar tinta guache no rosto?
A resposta é não. A tinta guache, assim como outros materiais escolares, não é própria para a pele e seu uso deve ser evitado. Embora traga no rótulo que é hipoalergênica e de fácil remoção, em contato com a pele, esse tipo de tinta pode causar ardor, coceira e vermelhidão. Em casos mais sérios, o contato com a tinta pode provocar inchaço nos olhos, na boca e até provocar falta de ar.
Quais os cuidados com a pele?
Se você não abre mão de pintar o rosto para comemorar aquela ocasião específica, é preciso adotar alguns cuidados para não causar problemas sérios à pele, tais como:
- Antes da aplicação da tinta, a pele deve estar preparada para receber a substância. Faça a higienização adequada, utilize um hidratante e não se esqueça de aplicar o protetor solar;
- Aplique a tinta com o auxílio de pincéis, esponjas ou lápis suaves que não machucam a pele. Evite as áreas próximas aos olhos, que são mais sensíveis e podem causar irritações;
- Para retirar o produto, utilize demaquilantes sem álcool na composição e com o auxílio de um algodão. Não é necessário esfregar a pele;
- Após a retirada do produto, lave o rosto com o gel de limpeza adequado para a sua pele e hidrate novamente;
- Fique atento a qualquer sinal de irritação, como vermelhidão, coceira e descamação.
Como tratar a alergia causada pela tinta?
Se a sua pele apresentar qualquer reação alérgica após ou durante a aplicação da tinta, é importante interromper imediatamente o uso do produto e higienizar o rosto de forma a não deixar nenhum vestígio do agente alérgeno na pele. Após isso, procure ajuda de um médico dermatologista.
Em casos leves a moderados, o especialista pode receitar o uso de cremes contendo corticosteroides ou a aplicação de compressas úmidas para ajudar a aliviar a vermelhidão e a coceira. Se o quadro for mais grave, pode ser necessária a administração de corticosteroides orais para reduzir a inflamação ou anti-histamínicos para aliviar a coceira intensa.