Oftalmologista baseada em São Paulo, com experiência clínica e cirúrgica sempre buscando esclarecer todas as dúvidas de...
iRedatora especialista na elaboração de conteúdo sobre saúde, beleza e bem-estar.
A cada quatro anos chega o tão esperado momento de reunir os amigos para assistir à Copa. Mas como acomodar todo mundo de maneira confortável? Onde deixar a televisão? Ficar muito perto da tela pode fazer mal à saúde?
São muitas dúvidas que surgem nesse momento, porque não é sempre que tanta gente se reúne na sala para ver futebol. A boa notícia é que os especialistas têm algumas dicas que podem ajudar.
Posicione bem a TV
É realmente importante se preocupar com o lugar da televisão! Conforme explica a oftalmologista Elisabeth Guimarães, caso esteja no lugar errado, ela pode gerar grande desconforto e cansaço não só para os olhos, mas também para coluna, pescoço e outras partes do corpo.
O ideal é que o centro do aparelho esteja na altura dos olhos de quem estiver sentado e a uma boa distância do sofá. Para descobrir qual deve ser a medida desse espaço, é só dividir o tamanho da televisão, em polegadas, por 12, 18 ou 21 se ela tiver, respectivamente, resolução padrão, HD ou FULL HD.
A médica já avisa: “Quanto maior a tela, maior deve ser a necessidade do distanciamento”. Ou seja, não adianta querer ter uma TV enorme se a sua sala não tiver espaço suficiente para isso.
A recomendação serve principalmente para evitar que seus olhos fiquem cansados, porque o aparelho por si só não é capaz de provocar cegueira ou doenças, pois ele emite cargas muito baixas de energia eletromagnética. Segundo a oftalmologista, é a exposição em excesso que pode ser prejudicial: “Ela estimula uma vida sedentária e um esforço repetitivo nos olhos, aumentando as chances de miopia”.
A iluminação da sala também faz toda a diferença. É importante que não haja muita luz nem atrás e nem na frente da televisão para que a imagem fique nítida sem muito esforço visual. “Nessa hora, as cortinas e persianas ajudam a evitar os raios solares”, comenta a arquiteta Marina Carvalho.
Abuse de poltronas, pufes e bancos
Quando se tem muitos amigos ou um sofá pequeno, pode ser bem difícil acomodar todos sentados, mas a solução muitas vezes pode estar no uso de poltronas, pufes, bancos e outros mobiliários auxiliares.
É sempre bom ter alguns desses para receber pessoas em casa, principalmente porque eles não ocupam tanto espaço e deixam a sala livre ao mesmo tempo que aumentam o número de lugares para sentar.
Disponha os petiscos em pontos estratégicos
Para maior comodidade, o ideal é que as comidas fiquem perto de onde os convidados estão sentados. “Elas não precisam necessariamente estar em uma mesa rígida, dá para distribuí-las em pufes e outros móveis que podem virar apoios flexíveis em momentos como esse”, esclarece a arquiteta.
Para ela, o interessante é improvisar com o que você já tem. Por isso, se a sala for muito apertada, a saída é usar uma mesa lateral mesmo, assim as pessoas podem se levantar e se servir sem o risco de derrubarem tudo.
Prepare-se para acidentes!
Mesmo com todo o cuidado e planejamento, algumas coisas podem não sair como o esperado e alguém terminar derrubando bebida ou comida no sofá. Para que o móvel não fique todo manchado, a arquiteta Marina Carvalho recomenda o uso de uma capa da mesma cor do tecido original. Outra dica é tirar o tapete da sala. A não ser que ele seja fácil de limpar, como os de náilon. Assim você poderá curtir o jogo e a companhia dos amigos sem preocupações.