Médica, pela faculdade de tecnologia e ciência, especialista em dermatologia pelo IPEMED, especialista em medicina estét...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
Quando o assunto é skincare, é sempre importante entender que diferentes regiões do corpo apresentam características únicas — o que exige cuidados bem específicos para manter a saúde da pele em dia. A pele dos seios e do colo, assim como o rosto e as pernas, por exemplo, também precisa de atenção na rotina de cuidados.
Sendo uma área frágil e que resseca com facilidade quando comparada a outras partes do corpo, ela é mais propensa a rugas e à perda de firmeza. “Pelo colo ser uma região muito exposta ao sol e que muitas vezes não possui o mesmo cuidado do que a pele do rosto, ela tende a envelhecer mais rápido”, explica Bárbara Carneiro, médica e especialista em medicina estética pelo ISBRAE.
Justamente por essas características, incluir os seios e o colo na rotina de skincare é fundamental para prevenir o envelhecimento da pele nessa região. Além de mantê-la saudável, o cuidado com a região evita que, ao longo dos anos, não existam diferenças muito visíveis entre a pele do rosto, que normalmente é tratada, e a pele do colo.
Como tratar a área dos seios e do colo?
Incluir a região na rotina de autocuidado é fácil. Normalmente, cremes utilizados para a região do pescoço também podem ser estendidos até o colo e os seios. Existem diversas marcas que são específicas para a região e que também podem ser usadas no rosto.
Além da higiene adequada, uma vez que essa pele é propensa a ressecamentos, é fundamental investir em uma hidratação profunda — mesmo em peles oleosas. Além da maciez e do viço, o hábito de hidratar o local protege a pele de fatores externos e preserva sua elasticidade e seu colágeno.
Saiba mais: 5 hidratantes essenciais para quem tem pele seca
Hidratantes à base de ácido hialurônico e vitamina C são ótimas opções para prevenir o envelhecimento precoce, uma vez que as substâncias contribuem para preencher os espaços entre as células e combatem os danos causados pelos radicais livres, respectivamente.
Outros compostos interessantes são o retinol, que auxilia na renovação celular e melhora a textura da pele; óleos de oliva e argan, que formam uma barreira na cútis e impedem a perda de água; e ceramidas e alantoína, que são poderosos hidratantes.
Além da aplicação de cremes e de loções, o uso do protetor solar no colo é de extrema importância se a região estiver exposta. Ao proteger a pele contra os danos causados pelo sol, o produto previne o surgimento de manchas, rugas e linhas de expressão. O ideal é que o filtro tenha FPS igual ou maior que 30.
Quando começar os cuidados com a pele dos seios e colo?
Os cuidados com a região devem começar o quanto antes, especialmente quanto à hidratação. Em períodos como a adolescência e a gestação, por exemplo, a pele dos seios sofre estiramentos e a propensão a estrias aumenta — o que exige que a pele esteja mais resistente e firme.
Já para prevenir o envelhecimento precoce, o ideal é iniciar os cuidados em torno dos 30 anos, período em que a pele começa a apresentar os primeiros sinais de flacidez. Além de repor água e nutrientes com o hidratante, o uso de produtos anti-idade é recomendado para evitar ou reduzir a aparência das linhas de expressão.
Leia também: Quais são os principais cuidados com a pele do pescoço?
Como prevenir o surgimento de acne na região?
Diversos motivos podem condicionar o surgimento de acne na área do colo e seios. No geral, ela ocorre como resultado de poros bloqueados devido à produção excessiva de sebo ou por disfunções hormonais, que podem ser causadas pelo uso inadequado de cremes, óleos, suplementos vitamínicos e medicamentos.
Durante a rotina de cuidados, a adoção de alguns hábitos pode contribuir para a prevenção do problema, tais como:
- Evite usar sutiãs de tecidos sintéticos, pois eles não absorvem o suor e podem aumentar as chances de acne e de alergia na região. Prefira modelos de algodão;
- Mantenha uma boa higiene do local, evitando utilizar buchas que causem muito atrito com a pele;
- Se você lavar o cabelo, certifique-se de enxaguar bem o corpo após o uso de condicionador, pois eles contribuem para o surgimento de acne;
- Utilize cremes ou géis esfoliantes próprios para o corpo;
- Não tome banho com a água muito quente, pois a pele tende a descamar com mais facilidade;
- Evite o consumo de alimentos gordurosos ou muito calóricos.
É importante que, no surgimento de um quadro de acne nos seios e colo, haja uma avaliação com um dermatologista para identificar a causa e iniciar o tratamento adequado. Dependendo da causa e do grau da doença, o uso de secativos e de medicamentos de uso tópico e até oral pode ser necessário.