Dermatologista formada em Medicina pela UNIDERP (Campo Grande - MS), com pós-graduação e especialização "lato sensu" em...
iRedatora especialista na elaboração de conteúdo sobre saúde, beleza e bem-estar.
Gostando dele ou não, uma coisa é fato: o verão provoca uma série de alterações na pele que podem incomodar em curto, médio e longo prazo. Entre elas, estão o aumento da oleosidade, um maior risco de queimaduras e até mesmo a possibilidade do surgimento de manchas.
É por esses motivos que a chegada da estação mais quente do ano deve vir acompanhada de mudanças na rotina de skincare - que precisa, principalmente, oferecer um reforço na proteção contra os raios ultravioleta. Mas não é só isso! Entenda outros cuidados que você deve ter com a pele nessa época:
Comece o dia bem
A dermatologista Maria Clara Couto recomenda que, pela manhã, é preciso higienizar o rosto com um sabonete específico para o seu tipo de pele e água gelada, porque a quente pode ressecar a região.
Em seguida, para quem pode gastar uns minutos a mais com a rotina de skincare, ela indica reforçar a limpeza com o uso de um tônico facial e, depois, prevenir o envelhecimento precoce com um sérum antioxidante enriquecido com vitamina C.
No entanto, se você não tem tempo para isso, não precisa se preocupar! O importante mesmo é, após a limpeza, aplicar um hidratante leve (em formato de gel, sérum ou loção) e um protetor solar com fator de proteção de, no mínimo, 30.
Dê sequência aos cuidados ao longo do dia
Além dessas etapas matinais, é muito importante que o filtro solar seja reaplicado a cada 2 ou 3 horas, porque, de acordo com os especialistas, só assim ele continuará te protegendo até o fim do dia.
E se você tem receio de estragar a maquiagem seguindo essa dica, saiba que hoje, no mercado, já existem protetores solares em pó e em bastão que podem ser usados por cima da make sem atrapalhar em nada.
Encerre com chave de ouro
Por fim, à noite, é a hora de fazer uma boa limpeza. Isso vai eliminar toda a sujeira que pode ter ficado acumulada nos seus poros ao longo do dia, incluindo as partículas de poluição.
Aposte, então, mais uma vez no uso de um sabonete adequado ao seu tipo de pele e, logo em seguida, aplique um hidratante, de preferência um que tenha textura mais leve.
Se você fizer uso de algum dermocosmético com ácidos durante a noite, é bom verificar com um dermatologista é preciso continuar fazendo o mesmo no verão. Isso porque certas substâncias podem provocar manchas na pele quando em contato com muita radiação solar, enquanto outras, como o ácido hialurônico, estão liberadas.
Cuidados redobrados
Segundo a dermatologista Maria Clara Couto, as dicas acima valem principalmente para quem tem pele clara e se queima com facilidade quando sai no sol, além de portadores de doenças que podem ser agravadas pela radiação ultravioleta, incluindo rosácea, lúpus e urticária solar.
Tudo isso não apenas por uma questão de estética, mas, sim, de saúde. Conforme explica a especialista: “O mais preocupante de uma pele não cuidada no verão, a longo prazo, é o aumento do risco de câncer de pele, que tem como principal fator de risco a exposição solar excessiva”.
Não significa, no entanto, que a aparência também não sofrerá impactos. Afinal, os raios ultravioleta penetram na pele, danificando as fibras de colágeno e, consequentemente, favorecendo o envelhecimento precoce. Portanto, não deixe de se cuidar para curtir a temporada sem preocupações!