Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Quem passa pela transição capilar precisa lidar com o desafio de ter dois tipos de texturas no cabelo. Conseguir uma definição para esses fios se torna uma grande questão durante esse processo, e é aí que as diferentes técnicas de texturização entram para dar aquela ajudinha e cachear as partes lisas.
No mercado, atualmente, existem diversos apetrechos para a modelagem dos cabelos, entre eles, um dos mais conhecidos é o bigudinho.
Para que serve
O bigudinho, também chamado de bigodim, é um acessório de formato cilíndrico, geralmente feito de borracha ou espuma, que serve para enrolar o cabelo, quase como os tradicionais bobs. A diferença é que os bigudinhos modelam as madeixas sem a necessidade de secadores, e dessa forma, não agridem os fios.
Quais as diferenças entre os bigudinhos?
Existem várias opções de bigudinhos no mercado, e a principal diferença entre elas é o tipo de resultado que deseja alcançar. Para quem procura cachos mais largos, é indicado os bigudinhos grossos, enquanto os finos são indicados para quem quer cachos mais fechados.
Tipos de bigudinhos
Bigudinho circular: opção mais encontrada nas lojas, o bigudinho circular possui duas pontas: uma com cavidade e outra com uma espécie de bico, que se encaixam e formam uma argola.
Bigudinho flexível: possui a mesma proposta de encaixe do bigudinho circular, porém, é feito de espuma. É a opção indicada para quem quer dormir com o acessório.
Bigudinho espiral: nessa versão, o item possui relevos em espiral, onde o cabelo é encaixado, sendo um local já delimitado para posicionar os fios.
Bigudinho caseiro: para quem quer testar essa forma de texturização, mas não possui o acessório, uma saída é improvisar com bigudinhos caseiros. Podem ser feitos formando rolinhos com papel toalha ou papel alumínio.
Saiba mais: Finalização para cabelos cacheados: confira 5 produtos
Como usar
O ideal é utilizar os bigudinhos com o cabelo limpo, úmido e desembaraçado. Aplique um creme de pentear, gel ou gelatina capilar da sua preferência e separe o cabelo em pequenas mechas.
Enrole os bigudinhos no cabelo, começando pelas pontas e subindo até a raiz. No caso dos modelos circulares e flexíveis, una as pontas para prender o bigudinho. Nas outras versões, use elásticos ou grampos para fixar.
Quanto tempo deixar o bigudinho no cabelo?
O tempo ideal para deixar os bigudinhos no cabelo é até os fios secarem por completo. É possível dormir com o acessório e retirá-lo pela manhã. Para a finalização, utilize um óleo capilar e solte os cachos amassando-os de baixo para cima.