Psicóloga e psicanalista. Realiza atendimento de psicoterapia em casal, família, ludoterapia, adolescentes e adultos. Ta...
iRedatora especialista em temas relacionados com bem-estar, família e comportamento.
Um novo ano é sinônimo de mudanças e, nesse período, é comum listarmos algumas metas para serem atingidas após a virada. Apesar disso, outra coisa muito comum é não cumprir os objetivos listados, seja por falta de organização ou de motivação.
A psicanalista Margaret Simas compara as resoluções com sonhos. “Primeiro sonhamos, criamos uma realidade paralela, onde nos imaginamos conquistando esses objetivos.” Mas, para realizá-los, eles precisam sair do plano da imaginação. “Depois, precisamos verificar de que maneira podemos realizar esses sonhos e quais serão os passos para alcançar esses objetivos.”
Mas afinal, por que é tão difícil cumprir nossas resoluções? Margaret explica que, na maioria das vezes, esses objetivos são difíceis de serem cumpridos por necessitarem de uma mudança de rotina ou de esforços maiores do que o que estamos dispostos a fazer.
Além disso, somos seres que necessitam de recompensas. “Muitas vezes, levamos tempo até ver os resultados das nossas metas, como por exemplo entrar na academia para emagrecer, o que faz com que desistamos rápido ou nem tentemos.”
A seguir, separamos algumas dicas que podem te ajudar a cumprir as resoluções de Ano-Novo e se sentir realizado com suas conquistas:
Organize suas metas de forma clara
Independente de qual seja seu objetivo, é importante traçar metas claras para não se perder no futuro. “Assim que você estipular quais resoluções deseja cumprir no Ano-Novo, separe um caderninho e escreva exatamente o que você espera com isso, além do planejamento que pretende seguir para alcançá-las", sugere ela.
Outra dica bacana é compartilhar seus desejos com amigos para ter uma visão mais concreta do que estará à sua espera. "Compartilhe seus objetivos com um amigo querido, verifique quais as possibilidades viáveis para seu projeto ir para a frente, se sua meta faz sentido e se ele tem alguma dica para te ajudar.”
Estipule prazos
Se você está deixando para começar algo no ano que está por vir, provavelmente sente a necessidade de começar coisas novas em mudanças de ciclo. Por isso, se começar a enrolar para desenvolver seus objetivos, eles vão ficar cada vez mais de lado até se tornarem resoluções de Ano-Novo novamente.
“Quer aprender uma nova língua? Se matricule em aulas logo no começo de janeiro, assim fica mais fácil de você seguir os seus planos. Se você deixar os meses passarem, vai ficar cada vez menos motivado para concluir a resolução.”
Saiba Mais: 20 promessas de Ano-Novo que você sempre faz
Seja persistente
E o mais importante: acredite em você mesmo! Não adianta tentar começar algo novo, que vai exigir uma mudança de rotina e comportamentos, sem acreditar que você vai conseguir. Se estiver com muita dificuldade de realizar o que planejou, tente adaptar a meta, mas continue tentando até obter o resultado desejado.
“Você é seu maior aliado no processo de cumprir as resoluções, afinal, você está fazendo isso para o seu próprio bem! É um objetivo pessoal, então continue tentando enquanto fizer sentido para você.”