Graduada pela UERJ, com residência médica pelo Hospital Federal de Bonsucesso, Julia Ocampo é dermatologista e possui o...
iRedatora especialista na elaboração de conteúdo sobre saúde, beleza e bem-estar.
Mania nas redes sociais, especialmente no TikTok, o protetor solar em bastão tem se destacado bastante pela praticidade que oferece em meio à rotina agitada. Nos vídeos compartilhados, ele aparece sendo aplicado por cima da maquiagem, solucionando o problema de muitas pessoas que não repassam o produto ao longo do dia por medo de estragar a make.
E as vantagens não acabam por aí. “Esse tipo de filtro solar é fácil de aplicar perto dos olhos, não suja as mãos e também não escorre - o que é excelente para quem pratica esportes”, completa a dermatologista Julia Ocampo.
Há ainda benefícios especiais para quem tem doenças de pele, como melasma, sendo um deles a maior cobertura das manchas, principalmente quando o produto possui cor.
Como escolher
Se você ficou com vontade de aproveitar tudo isso, saiba que é bom se atentar a alguns detalhes antes de comprar um protetor solar em bastão. Conforme explica a médica Julia Ocampo, “o mais adequado para você vai ser o que funciona melhor para o seu tipo de pele, a sua rotina e as suas necessidades”.
Por isso, as recomendações que influenciam na escolha do produto mudam de acordo com as características de cada barreira cutânea:
- As peles secas devem usar produtos que contenham ativos hidratantes na fórmula;
-
As peles oleosas devem priorizar filtros solares com toque seco e controle de oleosidade;
- As peles sensíveis precisam de opções com elementos calmantes, regeneradores e hipoalergênicos.
Só há uma regra que vale para todos: o fator de proteção solar (FPS) sempre deve ser maior do que 30. Caso contrário, mesmo com a utilização desses protetores, a sua pele pode continuar vulnerável à ação negativa dos raios ultravioleta.
Como usar?
Segundo a dermatologista, o produto pode ser usado sozinho ou junto com outro tipo de filtro solar, como o em pó, para ajudar a fixá-lo na pele e garantir ainda mais proteção.
O importante é que a aplicação seja feita da maneira correta: em faixas, a partir de movimentos de vai e vem. “Nas áreas com manchas, o indicado é que o processo seja repetido por cerca de quatro vezes para aumentar a cobertura da região”, alerta a especialista.
Como isso pode demorar um pouco devido ao tamanho dos bastões, esse tipo de protetor é recomendado para a região facial. No resto do corpo, as versões tradicionais (em creme, loção ou spray) costumam ser mais úteis, principalmente porque a aplicação deve ser feita várias vezes ao dia.
No caso do protetor em bastão, o ideal é que ele seja aplicado pela manhã, antes de sair no sol, e após o almoço. Nas situações em que haverá maior exposição solar, os cuidados devem ser redobrados, com reaplicação a cada três horas.