Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
O encantador universo geek é recheado de personagens que marcaram e continuam marcando gerações. Sejam heróis, seres intergaláticos ou mesmo bruxos, seus nomes podem servir de inspiração na hora de nomear o bebê. Pensando nisso, o MinhaVida separou 45 opções (com significados) inspiradas em personagens icônicos da cultura geek. Dá uma olhada na lista!
25 nomes para meninos inspirados na cultura geek
Anthony: um dos maiores heróis da história do cinema, a origem do nome do famoso Homem de Ferro é um pouco obscura, mas vários estudiosos acreditam que é Etrusca. Inicialmente, este era um sobrenome romano, Antonius — que, por sua vez, se originou do grego Antónios, que significa “valioso”, “inestimável” ou “digno de apreço”.
Bruce: nome de dois personagens muito conhecidos no cinema e nos quadrinhos, Bruce Banner (o Hulk) e Bruce Wayne (o Batman), ele surgiu a partir do francês antigo Brix, nome de uma cidade localizada na Normandia, na França, que se destaca pela sua floresta. O nome quer dizer “floresta” e, por extensão, “da floresta”.
Arthur: protagonista do livro Guia dos Mochileiros da Galáxia, de Douglas Adams, Arthur é um nome de origem incerta, que possivelmente surgiu da língua celta, a partir do termo artwa, que quer dizer literalmente “pedra”.
Logan: de origem escocesa, o nome do Wolverine vem de um nome de família originalmente derivado do nome de um lugar a partir do gaélico escocês Lagan, que significa “pequeno espaço oco” e “pouco espaço vazio”. Originalmente chamada de An Lagan, Logan é uma cidade localizada no condado de Ayrshire, no sudoeste da Escócia.
Frodo: de origem germânica, esse é o nome de um dos protagonistas da série O Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien. Frodo tem origem no elemento germânico frod, que significa “sábio”, “sensato”.
Sheldon: nome derivado do inglês, pertence ao lendário protagonista de The Big Bang Theory. Sheldon é uma vila é uma área a oeste de Birmingham e, no inglês antigo, quer dizer “vale com lados íngremes”.
Max: o nome do protagonista de Mad Max é derivado de Maximilian, nome do latim originado a partir de uma família romana chamada Maximus, que quer dizer “o melhor”.
Steve: o nome do herói fora de seu tempo, também conhecido como Capitão América, é uma forma reduzida de Steven e deriva do grego Stéphanos, que chega à língua portuguesa através do latim Stephanus, que significa “o coroado”.
Robin: o eterno parceiro do Batman tem o nome derivado a partir do prefixo inglês Rob, que deriva do germânico antigo hrod, que quer dizer “fama” ou “aquele que tem fama”. É um nome neutro e pode ser utilizado para nomear qualquer pessoa.
Peter: de origem grega, o nome do Homem-Aranha é a variante inglesa e alemã de Pedro, que surge do grego Pétro, da raiz, petra, que quer dizer “pedra”, “rochedo”.
Anakin: o nome de Darth Vader antes de se tornar o lorde das trevas na saga de filmes Star Wars, Anakin vem do sânscrito e significa “guerreiro”.
Jon: o filho bastardo do Lorde Eddard Stark de Winterfell, Jon Snow é um dos protagonistas de Game of Throne e seu nome tem origem no hebraico Yehokhanan, Iohanan, e significa “Deus é cheio de graça”, “agraciado por Deus”.
Legolas: filho do rei élfico Thranduil e parte da Sociedade do Anel na Terceira Era, Legolas é um nome que vem da língua chamada de sindarin, uma língua fictícia desenvolvida por J. R. R. Tolkien a partir dos termos laeg, que significa “verde” e lass, que quer dizer “coleção de folhas”.
Spock: um personagem mundialmente amado do universo de Star Trek, Spock tem o nome de uma saudação Vulcana que significa “vida longa e próspera” e é um dos principais bordões da saga.
James: o lendário capitão Kirk de Star Trek leva um nome que é a forma inglesa de Jaime, uma das variantes de Jacó — nome originado no hebraico Yaaqobh, que quer dizer “aquele que vem no calcanhar”.
Luke: eterno Jedi da saga Star Wars, Luke é a versão inglesa do nome Lucas, que vem de Loukás, o termo afetivo de Loukanós. A raiz desse nome é lyke, luc, luk, da qual advém o latim Lucius, de lux, que significa “o luminoso”, “iluminado”.
Tyrion: famoso pela sua inteligência, Tyrion Lannister é irmão mais novo dos gêmeos Cersei e Jaime e cativou milhares de fãs ao redor do mundo em Game of Thrones. Uma das origens de seu nome aponta para uma derivação do grego, Turannos, que significa soberano, rei. A outra pode ser uma variante do nome gaélico irlandês Tir Eoghain, que quer dizer "terra de Eoghan".
Scott: o protagonista da série de histórias em quadrinhos e do filme Scott Pilgrim possui um nome de origem incerta. Acredita-se que tenha surgido de um sobrenome inglês e escocês que se refere às pessoas naturais da Escócia ou que falam escocês. É possível que derive do latim Scoti, que quer dizer “o que fala escocês”.
Clark: o nome do herói Super Homem, originário do planeta Krypton, na Terra é, originalmente, um sobrenome inglês. No inglês moderno tem o significado de “clérigo”, “escriba”, mas surge do inglês antigo Clerec, que significa “padre”.
Thomas: o nome do protagonista de Matrix, cujo pseudônimo é Neo, tem a raiz etimológica que surgiu a partir do aramaico ta’oma, que significa literalmente “gêmeo”. A versão latina deste nome se originou do grego Didymos, originando os atuais nomes de Tomás e Tomé.
Harry: o eterno bruxo Harry Potter possui um nome originado a partir do francês Henri e é a versão inglesa de Henrique, que surgiu no germânico Haimirich, e significa “senhor do lar", "príncipe do lar" ou "governante da casa”
Sirius: para os pais que são apaixonados por estrelas, o nome do eterno maroto e padrinho de Harry Potter é uma opção perfeita para nomear o bebê. O nome tem origem a partir de uma palavra latina, que por sua vez deriva do grego antigo Σείριος, que significa “ardente”, “abrasador”. Sírius é também o nome da estrela mais brilhante do céu vista da Terra e faz parte da constelação do Cão Maior.
Sherlock: o detetive dos livros de Arthur Conan Doyle tem um nome possivelmente com origem a partir de um sobrenome inglês e significa "cabelos curtos", "cabelos rentes", se referindo às pessoas que utilizam esse corte de cabelo.
Yoda: o pequeno jedi verde de orelhas pontiagudas e mestre de Luke Skywalker em Star Wars possui um nome derivado do termo Yodeah, que significa “guerreiro” em sânscrito, uma língua indiana de uso litúrgico. A palavra poderá estar também relacionado com a expressão hebraica yodea, que significa “ele sabe” ou “aquele que sabe”.
Gandalf: o mago Istari, pertencente à raça dos Maiar em Senhor dos Anéis, tem um nome que significa “duende de varinha”, no norueguês antigo, com a combinação de Gandr (varinha, bastão) e álfr (elfo).
20 nomes de meninas inspirados na cultura geek
Sansa: filha de Eddard e Catelyn Stark e prometida e esposa do Príncipe Joffrey em Game of Thrones, a personagem Sansa Stark conquistou muitas pessoas pelo seu nome — que é de origem sânscrita e significa “charme, encantamento”.
Leia: corajosa, inteligente e poderosa, a princesa Leia é a personagem que imortalizou a brilhante atriz Carrie Fisher em Star Wars. O nome tem origem no hebraico Leah, que significa “vaca selvagem” e está relacionada à palavra árabe láan.
Luna: personagem de Harry Potter e uma das mais queridas do universo, Luna é um nome derivado do latim luna, que significa literalmente "lua". Por extensão, Luna também recebe os significados de “a iluminada” e “a feminina”.
Diana: além de ter se popularizado a partir de Lady Diana, o nome também pertence à heroína Mulher-Maravilha, que tem origem a partir do latim diana, derivado do termo dius, que quer dizer literalmente “divina”.
Jessie: personagem de Pokémon e membro da Equipe Rocket, o nome Jessie tem origem incerta e provavelmente surgiu como um diminutivo escocês de Jean, versão inglesa de Joana, nome originado no latim Iohanna, que significa “Deus é cheio de graça”, “agraciada por Deus” ou “a graça e misericórdia de Deus” e “Deus perdoa”.
Arya: a filha mais jovem de Ned e Catelyn Stark em Game of Thrones conquistou muitas pessoas com sua esperteza. Seu nome apresenta algumas teorias de origem. Há fontes que indicam o surgimento do latim, cujo significado seria "ar", e por extensão, "ela é essencial". A palavra também pode significar "melodia, melodiosa". Outras fontes apontam este nome como sendo uma variante de Ari, Ariel ou Ariele, nesse sentido, significaria "leoa de Deus".
Trinity: a famosa hacker da resistência que parte em busca de Neo através da Matrix possui um nome com origem no latim Trinitate, que significa “reunião em três”. É a palavra inglesa para Trindade e é utilizado em homenagem à Santíssima Trindade, crença cristã que Deus está personificado em três estados distintos, o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Jean: essa é outra personagem absolutamente poderosa do Universo Marvel, mutante membro dos X-Men. Assim como Jessie, Jean é considerado a variante francesa do nome João, que vem originalmente do hebraico Iohanan, que quer dizer "agraciado por Deus", "a graça e misericórdia de Deus", "Deus perdoa" ou "Deus é cheio de graça".
Rhaenyra: é o nome de uma das personagens mais emblemáticas da série House of the Dragon. Existem duas possibilidades de origem para este imponente nome feminino. A partir do grego, ele poderia significar “florescendo”. A partir do idioma indiano, Rhaenyra pode significar “beleza”.
Ravena: é o nome de uma heroína de histórias em quadrinhos da DC e faz parte dos Jovens Titãs. O nome tem sentido de “corvo”, mas também de “inteligente” e “sábia” — isso porque os corvos são aves que apresentam como característica principal os seus sinais de inteligência.
Estelar: outra heroína da DC e membro dos Jovens Titãs, Estelar surge a partir da palavra em latim stella, que significa literalmente “estrela”.
Hermione: a bruxa mais inteligente de sua idade e melhor amiga de Harry Potter leva um nome derivado de Hermes, que surgiu através do grego Hermês, que significa “espírito da vida”, “princípio gerador da Natureza”.
Cersei: esse é um nome diferente e ousado, assim como Cersei Lannister, Rainha dos Sete Reinos de Westeros (Game of Thrones). Ao que tudo indica, o nome é uma criação do próprio autor dos livros em que se baseia a série, pois não há uma origem definida para este nome.
Penelope: nome da personagem Penny, de The Big Bang Theory, Penélope tem origem no grego penelops, possivelmente derivado dos elementos pene, que significa “fio, fibra, trama” e ops, que quer dizer “rosto, olho”.
Harleen: esse é o nome da personagem que conquistou uma legião de fãs com sua personalidade desequilibrada e nada confiável, a Arlequina. Harleen tem origem no inglês Harley, composto pela união dos elementos do inglês antigo hara, que quer dizer “lebre” e leah, que significa “clareira, lugar desmatado”.
Selina: verdadeiro nome da Mulher-Gato, personagem dos quadrinhos da DC, ele é uma variação de Celina e, embora tenha uma origem incerta, acredita-se que surgiu através do original em latim Caelina e significa “cega”.
Wanda: personagem da Marvel e mais comumente chamada de Feiticeira Escarlate, seu nome tem origem a partir do teutônico Wando / Wendi, referente a um povo de origem eslava que habitava a região da Alemanha Oriental. A raiz deste termo, no entanto, vem do verbo germânico wanden, wenden, que quer dizer “voltar” ou “volver”.
Carol: heroína da Marvel e uma das personagens mais poderosas do universo, o nome da Capitã Marvel surgiu a partir do germânico Karl, karal, kerl, e que quer dizer literalmente “homem do povo”, significando “mulher do povo” para a variante feminina.
Natasha: espiã russa e vingadora, a personagem da Viúva Negra nos quadrinhos e filmes da Marvel possui um nome que é diminutivo russo de Natalya, que se originou a partir do latim natalia, que deriva de natalis, que significa literalmente “nascimento” ou “dia do nascimento de Cristo”.
Daenerys: mãe dos dragões e com uma personalidade impulsiva e corajosa, Daenerys é o nome da personagem de Game of Thrones. Não tem origem definida, provavelmente foi uma criação do autor dos livros George R. R. Martin, mas os fãs acreditam que que Daenerys é a junção do elemento hebraico daen, que quer dizer ‘’Deus é meu juiz’’, e do grego eris, o qual significa ‘’confronto’’ e ‘’oposição’’.