Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
Diferentes pesquisas sobre sexo foram divulgadas em 2022, trazendo curiosidades e, até mesmo, dicas de como a relação íntima pode impactar o bem-estar. Separamos oito das maiores descobertas sobre sexo que foram reveladas neste ano. Confira:
1- Religiosos são mais satisfeitos sexualmente
Um estudo feito com mais de 15 mil participantes no Reino Unido revelou que pessoas que praticam uma religião são mais satisfeitas sexualmente. Isso tem relação com o fato desses indivíduos estarem em um relacionamento sério, como um casamento, o que torna o sexo mais prazerozo. Confira detalhes da pesquisa.
2- Sexo e COVID-19
Você sabia que além dos cuidados básicos de higiene, o sexo também pode ser uma ferramenta para diminuir o risco de contaminação pelo coronavírus? Um estudo mostrou que, quando feita de forma segura, a relação praticada três vezes ao mês pode ter efeitos positivos no sistema imunológico. Veja como foi feita a pesquisa pela Universidade de Baghdad, no Iraque.
3- Sexting traz benefícios para os relacionamentos
O sexting, termo em inglês que se refere à troca de mensagens eróticas entre duas ou mais pessoas, pode impactar positivamente a vida de um casal. A análise, feita nos Estados Unidos, revelou que a prática ajuda a trazer mais satisfação pessoal e sexual com o parceiro, assim como melhora a comunicação na hora do sexo. Entenda como funcionou a pesquisa.
4- Padrões do orgasmo
Onda, avalanche e vulcão - essas palavras também podem ser associadas ao sexo. Um estudo feito pela Charles University, em Praga, na República Tcheca, contou que o orgasmo feminino pode ser classificado em três padrões que foram representados com tais palavras, considerando a movimentação dos músculos vaginais na hora do orgasmo. Confira como funciona cada um dos padrões de acordo com a pesquisa.
5- Posição ideal para “chegar lá”
Uma pesquisa feita em Nova York descobriu uma forma de facilitar o alcance do orgamo feminino. Considerando que a maior parte do prazer está relacionada ao clitóris, durante o sexo com penetração, a posição “papai e mamãe”, feita com um travesseiro sob a pélvis da pessoa com vagina, facilita a estimulização do órgão - o que aumenta as chances de orgasmo. Veja mais detalhes sobre a pesquisa.
6- Importância do vibrador
Além de medicamentos e terapias, um estudo feito nos Estados Unidos revelou que o uso regular de vibradores deveria ser prescrito por médicos. Segundo os cientistas, a justificativa é que o uso do aparelho pode ajudar a tratar diferentes condições, como a incontinência urinária e a dor vulvar. Entenda melhor os benefícios revelados pela pesquisa.
7- Fetiches e orientação sexual
Um estudo feito no Brasil revelou que as fantasias sexuais podem variar de acordo com a orientação sexual de cada pessoa. Porém, os dados analisados demonstraram uma conexão em comum entre indivíduos de todas as sexualidades: o sexo a três, ou ménage, é o mais sonhado pelas pessoas do país. Conheça outros seis fetiches mais populares segundo a pesquisa.
8- Gap do orgasmo
Pessoas em relações heterossexuais podem ter diferenças significativas no atingimento do prazer. Segundo um estudo brasileiro, enquanto 60% dos homens héteros chegam ao orgasmo durante o sexo a dois, o número de mulheres que passa pela mesma experiência é de apenas 19%. Isso é chamado de “gap do orgasmo”, que revela como o tratamento distinto entre homens e mulheres cis impacta o sexo. Veja como diminuir esse gap.