Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
No mesmo ônibus, cinema, festival e show - quantas vezes você e seu parceiro estiveram perto um do outro antes de se conhecerem? Essa pergunta foi o que levou o casal Channon Perry e Dan a encontrarem uma maneira de descobrir se seus caminhos já se cruzaram antes de se encontrarem pela primeira vez.
Apesar de morarem na mesma cidade e frequentarem a mesma universidade há mais de cinco anos, o casal se conheceu com a ajuda de um aplicativo de relacionamento. A curiosidade fez com que Perry, que é analista de dados, usasse as informações disponibilizadas pelo Google Maps para descobrir se já tinha dividido o mesmo ambiente que o namorado anteriormente.
O experimento deu tão certo que Perry ensinou o passo a passo (em inglês), que pode ser seguido por qualquer pessoa que tenha o costume de manter o GPS do celular ativado — e um pouco de conhecimento técnico em HTML.
Como foi feito o experimento?
O primeiro passo foi solicitar e baixar a cópia de arquivos pelo Google Takeout, uma ferramenta que permite acesso aos dados de todos os serviços do Google. Na área do Google Maps, os arquivos JSON contam com detalhes sobre os horários, locais e datas de cada atividade.
Depois, foi marcado o local de busca. No caso de Perry e Dan, foi escolhido um raio de 111 metros a partir de 2015 - período em que se mudaram para a mesma cidade, antes de se conhecerem. Quanto ao tempo de permanência na mesma região, o casal optou por um período de 10 minutos. Com esses parâmetros, eles puderam começar a comparar os registros.
Leia mais: Vai a um encontro? Veja 5 dicas para controlar a ansiedade
Na imagem divulgada pelos dois é possível observar o resultado do experimento com a cruzada de dados. Os números de Perry foram mais precisos, atendendo 98% dos requisitos, enquanto os de Dan eram mais imprecisos. Essa diferença se atribui ao fato de que nem sempre ele pode ter os dados móveis ou localização ativos.
No total, foi possível analisar 2.729 coordenadas, e algumas exibiram resultados semelhantes entre os dois. Na universidade, o casal esteve no mesmo local e hora, pelo menos, 33 vezes - por um período de 10 minutos e 111 metros de distância um do outro. O resultado final revelou que o casal de ter se coincidido cerca de 41,25 vezes.
Manter a geolocalização ativada em celulares e notebooks é essencial para que o teste possa ser realizado. Para quem se sente à vontade em compartilhar esse dado com outra pessoa, que pode ser considerado uma informação pessoal e privada, é possível repetir o passo a passo ensinado pelo casal e realizar investigações curiosas.
Laia também: Para esse psicólogo, o amor tem 5 fases, mas casais desistem no número 3