Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
A alimentação é um dos fatores que mais influenciam a saúde mental e corporal. Os nutrientes absorvidos pelo corpo agem das mais diversas formas no organismo, auxiliando no funcionamento dos órgãos e nas funções corporais.
Entre os papéis que os alimentos ricos em nutrientes prestam, está a prevenção do declínio cognitivo. Ou seja - eles evitam que doenças neurológicas comuns nos idosos aconteçam, protegendo o cérebro de uma série de condições.
E é por isso que Uma Naidoo, nutricionista da Universidade de Harvard, revelou qual nutriente é o número um para manter a saúde cerebral em dia - as vitaminas do complexo B.
Benefícios das vitaminas do complexo B
Um estudo feito pela Universidade de Medicina de Wayne, nos Estados Unidos, revelou que o baixo consumo de vitamina B está relacionado a doenças como depressão, demência e deficiência mental.
Já o consumo regular desses nutrientes age de maneira positiva no organismo. Por exemplo:
- Aumenta a energia;
- Reduz a inflamação;
- Ajuda na comunicação das células;
- Protege a saúde cardiovascular.
Leia também: Quais as principais vitaminas para melhorar a imunidade?
Onde encontrar vitaminas do complexo B?
No total, há oito tipos de vitamina B - todas com ações importantes para a saúde. Uma Naidoo listou opções de alimentos onde todos eles podem ser encontrados:
- Ovo: apenas um ovo já é suficiente para suprir as necessidades diárias de vitamina B7, além de também conter pequenas quantidades de outras vitaminas do complexo B.
- Iogurte: apesar de ser conhecido, principalmente, pelos probióticos, o iogurte também contém altas quantidades de vitaminas B12 e B2.
- Leguminosas: diferentes tipos de leguminosas, como feijão, grão-de-bico e lentilha, são ricos em vitamina B9. Esses alimentos ainda contam com pequenas quantidades de vitamina B1, B2, B3, B5 e B6.
- Salmão: o peixe é considerado naturalmente rico em todas as vitaminas do complexo B, principalmente a B2, B3, B6 e B12.
- Semente de girassol: é rica em vitamina B5. Segundo a especialista, apenas 28g de sementes já cobrem 20% das necessidades diárias do nutriente.
- Folhas verdes: opções como espinafre, acelga e repolho são ótimas fontes de vitamina B9.
Leia mais: Vitamina que previne osteoporose é estimulada pelo sol