Médico e tricologista. É certificado como Tricologista pela Internacional Association of Trichologists (IAT). Membro e d...
iRedatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
Lavar e condicionar o cabelo de uma só vez - essa é a proposta oferecida pelo shampoo 2 em 1. Composto pela união de agentes limpantes neutros e condicionantes, o produto é oferecido como uma maneira prática de cuidar dos fios. Mas será que ele realmente é eficaz?
Normalmente, profissionais cabeleireiros aconselham o uso do shampoo apenas na raiz e do condicionador apenas nas pontas. Dessa forma, é possível garantir a limpeza correta do couro cabeludo e promover uma hidratação no comprimento do cabelo.
Apesar de não ser uma mistura direta de shampoo e condicionador, o shampoo 2 em 1 acaba unindo dois componentes com o mesmo pH. Isso significa que, devido à sua composição, a limpeza não será feita de maneira completa, já que o produto também se preocupa em promover o amaciamento das mechas.
Usar o produto traz benefícios?
Ademir C. Leite Jr., médico e tricologista, explica que a única função do shampoo 2 em 1 é se encaixar na comodidade, mas que seu uso não trará nenhum tipo de benefício para os cabelos.
“Na verdade, todo shampoo tem alguma quantidade de agente condicionante. O condicionador não é especificamente para deixar o couro cabeludo oleoso ou o cabelo oleoso - sua função é ajudar a dar um sensorial agradável. Mas é um pouco contraproducente você esperar grandes vantagens do uso de um condicionador associado a um shampoo”, diz o especialista.
Como escolher um shampoo ideal?
Na hora de escolher o produto, é importante entender as necessidades de cada fio. No caso de cabelos crespos e cacheados, o uso de shampoos com uma proposta mais hidratante pode ser recomendado, já que esse tipo de cabelo tende a ser mais seco.
Pessoas que lidam com condições que afetam o couro cabeludo, como caspa e calvície, devem optar por produtos que contenham ativos que auxiliem no tratamento desses problemas. Dessa forma, a consulta com um profissional na área pode ajudar a avaliar as particularidades e as necessidades de cada cabelo.