Médica dermatologista graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Integra o corpo clínico...
iRedatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
Já ouviu falar em massagem capilar? A técnica é perfeita para dar aquele empurrãozinho no crescimento e no fortalecimento dos fios, já que é aplicada diretamente no couro cabeludo. Além disso, ela é ótima para proporcionar maior sensação de relaxamento e bem-estar.
A massagem no couro cabeludo ativa a circulação sanguínea na região, aumentando o aporte de sangue nos folículos pilosos (onde os fios nascem), incentivando o crescimento e o fortalecimento das madeixas. Além disso, é uma excelente estratégia para aliviar o estresse, o que também é fundamental para ter um cabelo saudável.
“Sabemos, através de estudos científicos, que uma das causas da alopecia androgenética pode ser acelerada pelo estresse, que produz um aumento da contração da camada muscular que cobre o couro cabeludo. Isso diminui o aporte sanguíneo nos folículos pilosos e, consequentemente, aumenta a conversão do metabólito DHT em testosterona, que causa o afinamento dos fios e a queda deles”, explica a dermatologista e tricologista Simone Neri.
Saiba mais: 6 dicas para cuidar do couro cabeludo e ter fios mais fortes
De acordo com a especialista, a massagem capilar reduz o estresse e, consequentemente, promove a saúde dos cabelos. “A massagem no couro cabeludo, quando feita de forma delicada e suave, produz relaxamento muscular e auxilia no brilho e na vida dos cabelos, pois possibilita melhorar a lubrificação dos fios”, acrescenta.
Benefícios da massagem no couro cabeludo já estudados
Os benefícios da massagem capilar já foram comprovados por estudos científicos. Um trabalho coreano publicado no Journal of Physical Therapy Science, em 2016, mostrou que a técnica reduziu significativamente a quantidade de hormônios associados ao estresse, como a adrenalina, noradrenalina e cortisol. Além disso, houve queda da pressão arterial secundária à diminuição do estresse.
Uma outra pesquisa menor, realizada no Japão e publicada no jornal científico ePlasty, também em 2016, submeteu nove voluntários, que tinham entre 25 e 46 anos e não apresentavam sinais de perda de cabelos, à massagem no couro cabeludo durante 24 semanas em um dos lados da cabeça - o outro lado não recebia massagem e foi usado como comparativo na avaliação dos resultados.
O estudo concluiu que não houve mudanças significativas na taxa de crescimento dos cabelos em ambos os lados, mas houve um aumento interessante da espessura dos fios após o período de terapia. Isso significa que os fios ficaram mais fortes e mais resistentes às quedas e quebras.
Como fazer massagem no couro cabeludo em casa
A massagem capilar pode ser feita tanto em um salão de beleza, por um cabeleireiro, quanto em uma consulta com um tricologista e, é claro, em casa! Essa última opção pode, facilmente, fazer parte da rotina de autocuidado sem tomar muito tempo do seu dia, já que a massagem pode ser feita em apenas alguns minutos.
A dica da dermatologista e tricologista Simone é fazer o estímulo antes de lavar o cabelo, para melhorar a penetração dos ativos do shampoo no couro cabeludo. Além disso, é possível usar alguns produtinhos para potencializar os benefícios. “Existem muitos bons produtos para se usar na massagem capilar, como séruns e cremes restauradores à base de hidratantes”, sugere.
Leia mais: 6 produtos para cuidar do couro cabeludo e manter a saúde dos fios
Para iniciar a massagem capilar caseira, comece pelas bordas do couro cabeludo (nuca ou testa), realizando movimentos circulares com as pontas dos dedos em direção ao topo da cabeça. “Nunca devemos usar as unhas para não machucar o couro cabeludo”, orienta Simone. “É importante lembrar de fazer movimentos firmes e lentos, cobrindo toda a área do couro cabeludo”, acrescenta. A técnica pode ser feita três vezes na semana.