Médica, Psiquiatra com Especialização em Nova York / Columbia University /New York State Psychiatric Institute e duas pó...
iRedatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
Além de serem uma forma de entretenimento, muitas atividades auxiliam na preservação da saúde do cérebro. Isso faz com que a mente se mantenha ativa a longo prazo, o que ajuda a alcançar um envelhecimento mais saudável e feliz.
De acordo com Jéssica Martani, médica psiquiatra, os benefícios de praticar exercícios para treinar o cérebro não param apenas na melhora da capacidade de memorização:
- Melhoram o foco, a atenção e a concentração;
- Estimulam a criatividade;
- Melhoram a organização do pensamento;
- Reduzem o estresse;
- Melhoram a capacidade de resolução de problemas;
- Melhoram a autoestima, pois abrangem “se desafiar” e “se superar”.
Exercícios para o cérebro e memória
A lista de treinos mentais é extremamente variada. Enquanto alguns pedem pela ajuda de objetos e jogos populares, outros podem ser feitos sem a necessidade de qualquer material. Conheça algumas opções:
1- Fazer resenhas: ler um livro ou assistir a um filme e, depois, relatar os acontecimentos para alguém com o máximo de detalhes que conseguir, é uma maneira de exercitar a memória e testar a capacidade de concentração.
2- Jogos: palavras cruzadas, dominó e sudoku são alguns exemplos de jogos que estimulam a concentração e ajudam o cérebro a fazer associação de imagens.
3- Matemática: fazer cálculos mentais simples, especialmente enquanto realiza atividades comuns do dia a dia, como durante uma viagem de ônibus, é uma maneira de tornar a mente mais ágil.
4- Aprender um novo idioma: ao estudar uma nova língua, mesmo que não haja a intenção de fluência, exercita a capacidade de memorização e a atenção.
5- Usar a mão contrária: fazer atividades com a mão não dominante, como escovar os dentes e escrever, é outra maneira simples de treinar o cérebro.
6- Alimentação: experimentar comidas diferentes, principalmente com sabores e texturas fora do que se está acostumado, exercita o paladar enquanto o cérebro trabalha a identificação dos ingredientes.
7- Relembrar o dia: antes de dormir, pensar em todos os acontecimentos do dia, da hora que levantou até o que comeu no almoço, faz com que a mente grave uma quantidade maior de informações.
Com que frequência os exercícios devem ser feitos?
Assim como funciona com a prática de um esporte, o hábito de exercitar o cérebro com frequência também é importante para que resultados sejam alcançados. Ainda segundo Jéssica, detalhes, como a faixa etária e a presença de doença neurológica, também podem afetar o nível de capacidade cerebral.
“Quanto maior a frequência dos exercícios, maiores são os resultados. Hoje, existem centros de treinamento no qual postula-se que duas horas por semana durante um ano e meio pode ajudar na obtenção de uma reserva cognitiva”, conta a especialista.