Redatora especialista em temas relacionados com bem-estar, família e comportamento.
Você provavelmente já ouviu (e até sabe o que é) o termo bissexual. Mas sabia que existe uma expressão muito similar que carrega um significado bem diferente? Pois o ator Gabriel Santana, participante do BBB 23, chamou a atenção do público ao se declarar birromântico.
“Eu me identifico como bissexual, mas eu acho que eu sou birromântico. Eu me interesso romanticamente por homens e mulheres, mas por homens a atração sexual é muito rara. A atração sexual é muito mais por mulher", disse o artista em uma conversa com seus colegas de confinamento, na última quarta-feira (18).
Em pouco tempo, a afirmação do brother virou assunto nas redes sociais e até gerou debate entre internautas que ficaram curiosos para entender do que se trata, de fato, essa expressão. Portanto, te explicamos esse termo a seguir:
Saiba mais: Sapiosexual: o que é esse tipo de atração que Key Alves, do BBB 23, diz ter?
O que é ser birromântico
Assim como o nome sugere, a birromânticidade se trata de uma orientação que se caracteriza pela atração romântica pelo mesmo gênero e outros. Neste caso, o indivíduo que se identifica como birromântico não sente necessariamente atração sexual por outros gêneros, mas se envolve romanticamente com mais de um gênero.
Isso porque a atração romântica e sexual não estão diretamente ligadas. Uma pessoa pode ser heterosexual e birromântica, como parece ser o caso do participante do BBB 23. O oposto pode acontecer também: um indivíduo pode ser bissexual e homorromântico, por exemplo.
Por outro lado, diferente da pessoa birromântica, quem se declara bissexual se envolve sexualmente por pessoas do mesmo gênero e de outros (sejam elas pessoas trans, cis ou não-binárias). Por isso as duas orientações são diferentes e, em alguns casos, não relacionadas.
Além disso, a orientação romântica é muito utilizada por pessoas assexuais, que não se envolvem sexualmente com outras pessoas, mas romanticamente sim. Portanto, é importante ressaltar que a birromânticidade não envolve, necessariamente, uma relação sexual.