Médico pós-graduado em dermatologia e especialista em tricologia. Atualmente ele está à frente da Clínica CIPE e do Inst...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, beleza, família e bem-estar, com foco em qualidade de vida.
No verão, com a ação forte e constante dos raios solares e os mergulhos na praia ou na piscina, fica difícil manter os cachos saudáveis e volumosos. Afinal, ainda que a transpiração aumente e, consequentemente, a oleosidade do couro cabeludo também, isso não se reflete no restante do fio - já que a própria estrutura do cabelo cacheado ou crespo acaba prejudicando que a oleosidade benéfica chegue até as pontas.
Por isso, é bastante comum que esse tipo de cabelo fique mais ressecado e com frizz no verão. Mas é possível acabar com o ressecamento e exibir fios saudáveis e hidratados com alguns cuidados diferenciados no dia a dia. Confira nossas dicas a seguir:
1. Capriche na hidratação
Por causa dos raios solares mais intensos do verão, é comum que o cabelo cacheado ou crespo fique mais ressecado durante essa estação. “Mesmo o cabelo sendo mais oleoso na raiz, essa oleosidade não consegue chegar até as pontas dos fios”, explica Peter Menezes, cabeleireiro e advocate de Authentic Beauty Concept no Brasil.
Isso acontece porque a curvatura espiral dos cabelos cacheados acaba impedindo que a oleosidade transite pela estrutura capilar. E para contornar essa situação (que se intensifica no verão), o segredo é apostar na hidratação.
“Fios hidratados possuem escamas mais fechadas e, por isso, sofrem menos nessas ocasiões. A recuperação também é mais fácil”, conta Adriano Almeida, médico tricologista e Presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo.
A periodicidade da hidratação depende da frequência de lavagem. Se a pessoa costuma lavar o cabelo diariamente, o ideal é fazer hidratação duas vezes por semana. Agora, se a higienização for feita em um intervalo maior de tempo, basta hidratar uma vez por semana. Fazer umectação também é uma ótima maneira de manter os fios nutridos e hidratados.
2. Aposte na proteção solar
Quando o verão começa, a proteção contra os raios solares precisa ser reforçada. “O sol desnatura as proteínas do cabelo. Então, protegê-lo contra as radiações solares é sempre bom e é algo que deve ser feito diariamente”, ressalta o tricologista.
O protetor solar capilar é uma ótima opção para conseguir essa proteção. A recomendação é aplicá-lo apenas no comprimento do cabelo e antes de se expor ao sol, com os fios ainda úmidos.
É preciso, no entanto, tomar cuidado na hora de usar o produto. Isso porque o uso frequente pode aumentar a oleosidade do cabelo, especialmente na parte mais próxima do couro cabeludo.
Para pessoas que irão se expor ao sol todos os dias, indo à praia, piscina ou parque, ou trabalhando ao ar livre, a melhor opção é usar protetores solares físicos, como chapéus e bonés.
Saiba mais: Qual é o jeito certo de usar protetor solar para cabelos?
3. Experimente o co-wash
A princípio, a técnica de co-wash pode parecer sinônimo de falta de higiene, já que consiste em lavar os cabelos apenas com condicionadores e cremes de limpeza, sem o auxílio de shampoos. Isso porque a grande maioria dos shampoos possui sulfato, substância que aumenta o ressecamento dos fios.
Mas vale a pena pessoas com cabelos cacheados e crespos darem um voto de confiança para esse método. “Com essa técnica de lavagem, a chance de ressecamento é reduzida, além de manter as curvaturas mais definidas, fios alinhados e sem frizz”, conta Natan Correia, cabeleireiro e embaixador da Schwarzkopf Professional.
Só é preciso ter cuidado para não exagerar no uso da prática! Priorize utilizar a técnica somente na primeira lavagem pós-praia ou pós-piscina, quando o cabelo costuma ficar mais seco e embaraçado do que o normal. Porém, se os fios estiverem muito ressecados e você quiser aplicar o co-wash por mais tempo, tente usar shampoo anti resíduos pelo menos uma vez a cada 15 dias.
4. Esqueça a água quente
Mesmo com as altas temperaturas do verão, há quem não abandone o banho quente por nada. Mas, quando se trata de cuidar dos fios, especialmente os crespos e cacheados, esse hábito pode ser bastante danoso para a saúde capilar.
Afinal, ao mesmo tempo que a água quente retira a oleosidade natural e a camada protetora dos fios, deixando-os mais ressecados, ela aumenta a oleosidade do couro cabeludo, prejudicando o crescimento das madeixas.
O melhor dos cenários é usar água fria (cerca de 22 graus) na hora de higienizar e hidratar o cabelo, pois ela ajuda a ativar a circulação do sangue, favorecendo a renovação celular e a irrigação dos vasos capilares. Para algumas pessoas, porém, pode ser difícil tomar banho com a água nessa temperatura; então, a água morna já é uma ótima opção.
5. Mantenha o cabelo sempre desembaraçado
Quem tem cabelo crespo ou cacheado sofre com os nós que se formam com muita facilidade entre os fios - e isso se intensifica ao entrar no mar ou em piscinas. Então, a dica para evitar que isso aconteça é deixar os cabelos sempre desembaraçados. “Sempre usar um pré-shampoo e [...] nunca entrar na água salgada ou com cloro sem desembaraçar o cabelo”, aconselha Correia.
Na hora de desembaraçar o cabelo, é importante ter cautela com o uso de cremes de pentear, pois eles podem ser bem oleosos. Uma alternativa que promove o mesmo efeito é o leave-in. O produto ainda deixa os cachos mais definidos e protege os fios dos efeitos nocivos do secador.
Saiba mais: Cloro de piscina faz mal para o cabelo? Veja como proteger os fios
Extra: Tranças nagô e verão
Uma técnica bastante comum entre pessoas com cabelo crespo ou cacheado é fazer trança nagô - ou trança raiz, como também é conhecida. No verão, apesar da praticidade que esse tipo de penteado traz para o dia a dia, é preciso tomar alguns cuidados diferenciados.
“Quem tem trança nagô deve lavar o cabelo apenas uma vez por semana com shampoo diretamente na raiz do cabelo. O uso do condicionador e outros produtos hidratantes não é recomendado, pois resíduos podem ficar acumulados nos fios”, orienta Natan Correia.
E atenção redobrada na hora de secar as tranças. “É importante sempre secar as tranças com auxílio de um secador, pois a umidade pode favorecer o surgimento de fungos”, ressalta.