Alergista e Imunologista pela USP e Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia. Médico Consultor em Imunologia e Alerg...
iRedatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
A maneira de lidar com as coisas dentro de casa pode ter impacto na saúde. Isso significa que pequenos costumes, como o de abrir as janelas e deixar o ar circular pelo ambiente, já podem fazer uma grande diferença. Entenda melhor sobre como a sua casa pode afetar a saúde.
1- Acúmulo de poeira
Livros acumulados em um canto da casa, gavetas que não são abertas há muito tempo… Essas são algumas das coisas que podem promover o acúmulo de poeira e, consequentemente, a presença de ácaros.
“Desde um ponto de vista alergológico, o ácaro da poeira de casa é o maior causador de crises alérgicas. Ele mora em ambientes úmidos e se alimenta dos restos de nossa pele esfoliada, como parte do processo natural de renovação celular”, explica o imunologista Javier Ricardo Carbajal Lizárraga.
Por isso, é importante manter a casa limpa e trocar lençóis de cama com frequência. Dessa forma, o desenvolvimento de ácaros pode ser controlado, evitando complicações como asma, rinite alérgica e dermatite atópica.
2- Exposição ao mofo
Isso pode acontecer de diferentes maneiras, como em paredes mofadas ou, até mesmo, alimentos estragados. De acordo com Javier, os fungos do gênero Aspergillus são capazes de provocar infecções e alergias respiratórias a partir de alimentos como frutas e verduras podres.
“Mas os fungos de muita maior importância são aqueles do gênero Aspergillus Flavus, produtores de toxinas conhecidas como aflatoxinas (de forma geral) ou flavotoxinas (no caso específico), altamente tóxicas e cancerígenas. Estes colonizam alimentos como soja, amendoim, castanhas-do-Pará, dentre outros”, conta.
Saiba mais: OMS divulga lista dos fungos mais perigosos para a saúde humana (e 4 são bem comuns!)
Assim, o especialista alerta que é necessário tomar medidas preventivas, como verificar a procedência e ter cuidado com os produtos antes da compra, conservá-los em local limpo e eliminar imediatamente alimentos infectados por fungos.
No caso de superfícies, o recomendado é que seja feita a limpeza com a mistura de água e cândida para diminuir a contaminação por fungos - sempre deixando as superfícies secas após a higienização.
3- Acúmulo de lixo
Deixar uma grande quantidade de lixo em casa pode atrair diferentes insetos e ratos. Isso aumenta o risco de contrair uma série de doenças, já que esses invasores carregam diferentes tipos de bactérias.
No caso das moscas, por exemplo, um breve contato com alimentos expostos já pode ser o suficiente para o surgimento de doenças. "Em apenas um segundo que a mosca pousa na comida, é capaz de transmitir salmonella, tuberculose, febre tifoide e diversos ovos de vermes e parasitas", explicou a nutricionista Karina Gardini anteriormente ao MinhaVida.
Saiba mais: Mosca na comida: é melhor jogar fora ou pode comer?